SEST SENAT capacita unidades para fortalecer o enfrentamento à exploração sexual infantil
O SEST SENAT realizou, na última sexta-feira (14), uma capacitação voltada aos pontos focais das mais de 60 Unidades Operacionais responsáveis pela execução do Projeto Proteção. O evento, sediado na CNT (Confederação Nacional do Transporte), em Brasília (DF), reuniu mais de 80 participantes e contou com a presença de especialistas e parceiros estratégicos para fortalecer as ações de prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes no setor de transporte.
O Proteção é um projeto desenvolvido pelo SEST SENAT em parceria com a Childhood Brasil, que promove os direitos das crianças e dos adolescentes em todo o país. O Projeto visa conscientizar e sensibilizar a sociedade e os trabalhadores do setor de transporte – que passam a atuar como agentes de proteção em todo o Brasil – sobre a proteção de crianças e adolescentes contra a exploração sexual.
Na abertura do evento, a diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, destacou a importância da capacitação contínua para garantir a eficácia do projeto. “É essencial que todos os envolvidos estejam preparados e comprometidos, pois somente assim poderemos garantir um futuro mais seguro e justo para nossas crianças e nossos adolescentes”, afirmou.
A programação do evento incluiu palestras, apresentação de vídeos educativos e orientações sobre a comunicação assertiva no enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes. A expectativa é que os participantes saiam do encontro mais preparados para atuarem na prevenção, identificação e denúncia de casos de exploração sexual infantil.
Na oportunidade, a coordenadora-geral de Direitos Humanos da PRF (Polícia Rodoviária Federal), Liege Lorenzett Vieira, apresentou o Projeto Mapear, que identifica locais de risco e orienta transportadores e parceiros a atuarem preventivamente. “Nossa missão é levar essa informação aos caminhoneiros para que eles também se tornem multiplicadores desse conhecimento e entendam que a exploração sexual infantil é um problema social grave, que deve ser combatido por toda a sociedade”, ressaltou Liege.
A superintendente de Programas e Relações Empresariais da Childhood Brasil, Eva Cristina Dengler, abordou a importância da proteção da infância e da articulação entre diferentes entidades para ampliar o alcance das ações preventivas. “Se uma Unidade do SEST SENAT na rodovia identificar um problema, poderá acionar a PRF, que tem o poder de intervir e proteger essas crianças. Somado a isso, um trabalho contínuo de formação e conscientização da sociedade pode efetivamente mudar essa realidade”, destacou Eva.
A capacitação contou ainda com a presença de Karolina Varjão, analista de Serviço Social do MPDFT (Ministério Público do Distrito Federal e Territórios); Ravena Carmo, analista de Políticas Públicas do MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), e Yandra Oliveira, servidora da Coordenadoria da Infância e Juventude do TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios), presenças que reforçaram o compromisso de diferentes órgãos na luta contra a exploração sexual infantil.
- Data: 19/02/2025
- Autor: Agência CNT Transporte Atual - Fonte: Agência CNT Transporte Atual