WORKSHOP: Sindmat apoia punição a empresas receptadoras de cargas roubadas

Depois de apresentado na Assembleia, projeto de lei será levado ao conhecimento de empresários transportadores

Seguindo exemplo do que ocorre em São Paulo e Minas Gerais, o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Mato Grosso (Sindmat) defende a criação de uma delegacia especializada no combate ao roubo de cargas (Sindmat). A delegacia é uma reivindicação de aproximadamente cinco anos. Enquanto a delegacia não é instituída, um projeto de lei promete punir receptadores de produtos roubados.

Eleus Vieira de Amorim, presidente do Sindmat, apresentará aos transportadores o projeto de lei, de autoria do deputado estadual Mauro Savi, que prevê a cassação da inscrição do estabelecimento que receptar, distribuir, estocar, revender ou mesmo transportar produtos provenientes de roubo.

Segundo Amorim, cargas de combustíveis e eletrônicos são as mais visadas pelos criminosos. “O projeto ajudará muito no combate ao crime, mas existe a necessidade de uma delegacia direcionada. Hoje a polícia civil, por exemplo, foca no roubo de veículos, mas quem se preocupa com as cargas? E principalmente quem fica responsável por gerir ações com o objetivo de preservar as vidas dos motoristas, vítimas diretas de quadrilhas especializadas?”, questiona Amorim.

O projeto foi apresentado na Assembleia nesta terça-feira (27) e será levado ao conhecimento de empresários do setor de transporte no workshop sobre o combate ao roubo de cargas. Este evento a ser promovido pelo Sindicato será realizado nesta quinta-feira (29), a partir das 14h, no Sest/Senat, em Cuiabá.

Savi participará do workshop. Na mesma programação caminhoneiros, vítimas de assaltos em rodovias, contarão suas experiências. Também estão previstas palestras com dicas para evitar os crimes de roubos de veículos e cargas.

Simone Alves
Ass. de Imprensa Sindmat