Falta de motoristas: Estados Unidos estuda projeto para jovens de 18 anos dirigirem carretas

A realidade de muitos países vem mostrando que, cada vez mais, o interesse pela profissão de motorista profissional vem diminuindo. É o caso de Estados Unidos, Canadá, Japão, Europa e agora, após sucessivas crises, no Brasil. No nosso país, a tendência vem se invertendo desde 2015, de acordo com dados levantados pelo Setcesp.

A falta de profissionais para assumirem o volante dos caminhões tem aumentado salários, feito os transportadores investirem em caminhões melhores, e também obriga os governos a tomarem atitudes para tentar contornar o problema.

Nos Estados Unidos, a Federal Motor Carrier Safety Administration (FMCSA) do Departamento de Transportes do país, iniciou uma consulta pública para receber comentários de interessados, visando a criação de um programa piloto para motoristas profissionais, com idades entre 18 e 21 anos.

Nos EUA, a carteira de habilitação profissional pode ser obtida com 21 anos. Porém, em alguns estados, jovens já podem conduzir caminhões a partir dos 18 anos, mas apenas em rotas dentro do estado.

O projeto que está sendo desenvolvido pela FMCSA visa permitir que esses jovens cruzem as divisas estaduais, realizando entregas inicialmente nos estados vizinhos ao de origem, e posteriormente para rotas nacionais.

“Essa ação permitirá que a Agência examine cuidadosamente a segurança, a viabilidade e os possíveis benefícios econômicos de permitir que motoristas de 18 a 21 anos operem no transporte interestadual. A segurança é sempre a principal prioridade da FMCSA, por isso, incentivamos os motoristas, transportadoras e cidadãos interessados ​​a analisar este novo programa piloto proposto e compartilhar seus pensamentos e opiniões”, disse o administrador adjunto do FMCSA, Wiley Deck.

Se o programa for aprovado, os jovens passarão por um programa completo de treinamento teórico e prático, de 120 horas, com mais 280 horas em um teste de controle feito nas empresas. Esses motoristas não poderão transportar passageiros nem produtos perigosos ou cargas especiais.

Essa é uma das formas propostas para redução da escassez de motoristas. Porém, não deve resolver o problema nem a médio prazo. A idade média dos caminhoneiros nos Estados Unidos é alta, com muitos milhares se aposentando todos os anos, e novos motoristas não entram na profissão no mesmo ritmo.

• Data: 11/11/2020
  • Autor: Blog do Caminhoneiro - Fonte: Blog do Caminhoneiro