Encontro empresarial debate importância da logística nos negócios de Cuiabá

Sebrae promove Encontro Empresarial Logística – Uma Rota para Ótimos Resultados, em 8/5, no Centro de Eventos do Pantanal; empresas de logística (transporte e distribuição de cargas, mercadorias e serviços) são  o público-alvo do evento com entrada gratuita.

O setor de logística será tema do primeiro debate realizado em Cuiabá, no próximo dia 8/5, com foco nos negócios. Em tempos de transtornos no tráfego, devido às várias obras em andamento na região metropolitana da capital mato-grossense, empresas de logística (transporte e distribuição de cargas, mercadorias e serviços) e sua clientela buscam soluções e alternativas para driblar as dificuldades e continuar atendendo e fazendo entregas com eficiência e qualidade.

O Encontro Empresarial Logística – Uma rota para Ótimos Resultados ocorrerá no Centro de Eventos do Pantanal  e é uma realização do Sebrae em Mato Grosso. O evento será das 19 às 22h30, com entrada gratuita. 

Na programação constam: palestra do professor, mestre e doutor em Logística e Transporte, Eldemir Pereira de Oliveira, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que vai fazer análise do setor em Cuiabá e Várzea Grande; propor a  criação de Centro de Distribuição na região metropolitana; falar sobre a legislação em vigor voltada ao setor (lei municipal 5463/ 2011 e decreto municipal 5207/2012); tendências e oportunidades; entre outros temas. Dirigentes de empresas cuiabanas, consideradas casos de sucesso, também serão palestrantes. 

A terceirização dos serviços de logística terá destaque no encontro. Há empresas cuiabanas, que obtiveram bons resultados ao abrir mão de frota própria e terceirizaram os serviços de transporte e distribuição de suas mercadorias. O momento é propício para o desenvolvimento de empreendimentos de logística em MT. A maioria deles é composta por micro e pequenas empresas. 

Despesas 

As despesas com logística (transporte e distribuição de cargas, mercadorias e serviços) representam, em média, entre 15 a 20% dos custos das empresas em geral. Este é o índice universalmente definido por especialistas, que impacta todos os setores e segmentos produtivos. O transporte equivale a 60% das atividades do setor, cujos serviços são prestados por meio de caminhões, carretas, vans, veículos leves,  motocicletas e até bicicletas. Não é exagero dizer que todos os negócios dependem do setor de logística. 

A interface entre fluxo do trânsito e transporte  é determinante para  a qualidade das entregas realizadas pelas empresas de logística à sua clientela. Elas transportam, instalam e até fazem a gestão de mercadorias expostas e em estoque nos clientes – como ocorre no segmento de supermercados e hipermercados, onde equipes da fornecedora de logística montam e desmontam gôndolas e apresentam produtos aos consumidores. Bebidas, alimentos, roupas, móveis, equipamentos, correspondências, documentos, enfim, tudo depende de logística para chegar ao mercado. 

Impactos 

Para o professor Eldemir Pereira de Oliveira, bons mecanismos de logística podem reduzir custos e gerar  economia para as empresas, aumentar a competitividade dos negócios, diminuir a poluição ambiental e acústica do meio urbano, baixar o impacto às vias públicas e diversas redes de serviço público e privado, instaladas no subterrâneo de ruas e avenidas (água, lua, esgoto, gás, telefonia, etc). 

"Já  está passando da hora a instalação de um Centro de Distribuição (CD) na região metropolitana de Cuiabá”, afirma Eldemir.  Como ocorre em grandes centros urbanos, carretas e caminhões descarregariam cargas, produtos e mercadorias no CD e de lá seguiriam em caminhões de menor porte e peso, vans, entre outros veículos mais leves até os clientes. 

Esta solução evita o tráfego de caminhões pesados na cidade, que danifica vias públicas e os sistemas de rede subterrâneos e o tráfego, especialmente em horários de grande fluxo de automóveis e pessoas. Em termos ambientais,  o professor alerta que 50% da poluição ambiental urbana são causados por caminhões.  

Estima-se que há centenas de empresas atuantes em logística em Cuiabá e região metropolitana, inclusive com alto grau de informalidade.  O setor se utiliza desde motocicletas até carretas, caminhões,vans, camionetes e betoneiras (em obras da construção civil) para fazer suas entregas.  

De acordo com o Sindicato das Indústrias da Construção (Sinduscon/ MT), atualmente há cerca de 400 edificações em andamento em Cuiabá e aproximadamente 200, a serem iniciadas. Este dado ilustra as oportunidades para as empresas de transporte e distribuição, como também o momento de transformação da capital mato-grossense. 

Urge melhorar o tráfego urbano e as condições de atuação do setor de logística em MT , segundo o especialista.  Faltam o Centro de Distribuição, sinalização urbana, respeito à legislação e fiscalização para a melhor atuação das empresas e a qualidade de suas entregas na região metropolitana cuiabana, segundo Eldemir. "A melhoria dos serviços deste setor significa ganhos econômicos e de competitividade para as empresas em geral”, ressalta o professor.

Serviço:

Encontro Empresarial Logística – Uma Rota para Ótimos Resultados

Data: 08.05.2014
Horário: 19 às 22h30
Local: Centro de Eventos do Pantanal
Entrada franca
Público-alvo: empresas do setor de logística (transporte e distribuição de cargas, mercadorias, produtos e serviços) e sua clientela

Informações: 0800 570 0800

Ass. Sebrae

  • Data: 17/07/2014
  • Autor: - Fonte: