Passado o pico da colheita, preço do frete em MT cai 20% em um mês

O custo do transporte de grãos caiu em Mato Grosso. Com o fim da colheita da soja, a procura por caminhões diminuiu e o valor do frete teve uma boa redução.

Caminhões carregados de soja cruzam a todo momento as rodovias de Mato Grosso e o escoamento da safra está mais barato no início deste mês. O custo para transportar uma tonelada do grão de Rondonópolis, no sul do estado, para Paranaguá, no Paraná, por exemplo, é de aproximadamente R$ 190, cerca de 20% menos do que o valor cobrado há 30 dias.

A queda está diretamente relacionada com o fim da colheita das lavouras de soja e a explicação é simples. Como a maior parte dos grãos já foi retirada do campo e levada para os armazéns, a demanda por caminhões ficou menor.

A redução era prevista, segundo o diretor de uma transportadora, Nicolau Bissoni , que tem 180 caminhões.

O ritmo mais lento da venda da soja, a contratação antecipada do frete por muitos agricultores e o aumento da frota de algumas transportadoras também influenciaram, mas de acordo com a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), apesar da desvalorização, o preço atual ainda pesa no bolso dos agricultores. “Quem paga o frete é o produtor. Para as transportadoras pode estar mais barato, mas para a gente, o valor do frete hoje ainda encarece bastante”, diz Sérgio Mattei, delegado da Aprosoja.

O valor do frete deve sofrer nova alta na época da colheita do algodão e do milho safrinha, previstas para junho.

Agrodebate
04/04/14