ComJovem reúne grande número de participantes

Neste ano de 2014, Cuiabá foi a primeira cidade brasileira a receber o Seminário Itinerante ComJovem (Comissão de Jovens Empresários e Executivos) da NTC&Logística em 2014. O evento superou as expectativas dos organizadores pelo número de participantes. Mais de 300 pessoas assistiram a palestras e participaram de debates sobre os temas: novas rotas de escoamento da produção agrícola; e os dois anos de vigência da Lei 12.619, que define sobre a jornada de trabalho dos motoristas.

“Estas são pautas relevantes, cujo debate tem a finalidade de fomentar o conhecimento sobre os assuntos ligados de alguma forma à administração das empresas do setor de transporte rodoviário de carga”, destacou Eleus Vieira de Amorim, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Mato Grosso. O entidade apoiou o evento.

O ciclo de palestras iniciou com uma apresentação de Luiz Antônio Pagot, ex-diretor geral do Dnit. Ele falou sobre a integração entre Cuiabá (MT) e Santarém (PA) via rodovia e sobre os projetos de infraestrutura para portos no norte do país.

Conforme Pagot, os portos da região Norte são vistos como estratégicos devido a proximidade dos centros produtores, como Mato Grosso, e dos vários consumidores internacionais. "Os portos de Santarém (PA) e o de Santana (AP) estão mais próximos das rotas internacionais. Cargas de Sorriso, por exemplo, não precisam descer para Sul e Sudeste do país, economizando tempo e recursos". "Os investidores, governo federal e empresários em geral precisam pensar além da duplicação da BR-163 devido ao potencial de produção do Brasil", avaliou.

Novas tecnologias, gestão de pessoas e rastreamento veicular foram assuntos abordados na sequência. “Diante das profundas mudanças pela qual nosso setor vem passando nos últimos anos, temos que capacitar os jovens para enfrentar qualquer desafio”, afirmou Ana Carolina Ferreira Jarrouge, coordenadora nacional da ComJovem.

“Os jovens empresários precisam estar cada vez mais atualizados, o que facilita em tomadas de decisões sobre como e onde investir, por exemplo”, disse Otávio Faria Fedrizze, membro da ComJovem em Mato Grosso sobre o seminário.

O evento, que tem como foco propagar conhecimento sobre o transporte rodoviário de cargas a jovens empresários e representantes do setor, foi realizado nesta terça-feira (25), em Cuiabá.

Simone Alves
Ass. Sindmat