Sindmat dialoga com Atacadistas

Diretores do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Mato Grosso (Sindmat) reuniram-se, na última sexta-feira (07.03), com gestores do Atacadão do Tijucal. A reunião integra a agenda de discussões sobre organização da carga e descarga nos estabelecimentos.

Os Sindicatos têm mantido o diálogo com os atacadistas. No dia 6 de março foi realizada reunião com outro grande supermercado, o Assaí.

O Sindmat externou a preocupação das empresas em atender as exigências da Lei 12.619/12, que dispõe sobre a jornada de trabalho dos motoristas. Representantes do Sindicam e do Fettremat que vêm cobrando posição mais firme do Sindmat para descargas nos atacados. Estas entidades exigiram também o cumprimento da Lei 11.442/07, que discorre sobre o transporte de cargas realizado por terceiros.

O
s sindicatos laborais exigiram uma  agenda de trabalho, com vistas a estabelecer períodos de adequação e posterior avaliação de soluções para problemas tais como: locais adequados para recebimento dos motoristas que aguardarão a carga e descarga, eliminação de filas de espera e eliminação de entrega de carga fracionada no período noturno visando segurança aos trabalhadores de carteira assinada e autônomos caminhoneiros.

Participaram da reunião o presidente do Sindmat, Eleus Vieira de Amorim, o advogado da entidade, Roni Barbosa, o secretário-executivo Gilvando Alves de Lima e diretores, Roberto Pessoa do Sindicam e o advogado dos trabalhadores e autônomos, Silvio Marinho, entre outros.

O advogado Silvio Marinho destacou que os trabalhadores e autônomos,  irão aguardar o posicionamento dos transportadores e atacadistas. Caso não haja retorno com mudanças que beneficiem os trabalhadores na agilidade da descarga, bem como no meio ambiente de trabalho, irá efetuar denúncia ao Ministério Público do Trabalho contra os transportadores.

Foi lavrada uma ata de reunião, na qual se estabeleceu o prazo de 10 dias para retorno do Atacadão.

10/03/14