Sindmat prevê seis mil avaliações veiculares ambientais em Mato Grosso este ano

O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Estado de Mato Grosso (Sindmat) espera avaliar pelo menos seis mil veículos de empresas associadas à entidade este ano. Oferecido gratuitamente pelo sindicato, a Avaliação Veicular Ambiental faz parte do Programa Ambiental do Transporte – Despoluir e é fundamental para a qualidade de vida do trabalhador e do meio ambiente.

O Despoluir é uma iniciativa conjunta da Confederação Nacional do Transporte (CNT), do Serviço Social do Transporte (SEST) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT). O Sindmat participa há quatro anos do projeto.

“Nós aferimos os veículos das empresas e emitimos o laudo técnico para evitar problemas na fiscalização ambiental nas rodovias”, explica Marcos Rodrigues da Costa, técnico de controle de poluição veicular do sindicato.

Em 2019 foram realizadas 3.200 avaliações em veículos de empresas do transporte de cargas de Mato Grosso. Como o Sindmat investiu na aquisição de mais um veículo, ampliando a capacidade do projeto, a previsão é de que o número de avaliações dobre.

A análise é realizada por um equipamento chamado opacímetro e ele avalia a fumaça emitida pelos motores dos caminhões. O controle na emissão de poluentes também gera economia, visto que reduz o consumo de óleo diesel.

“Quando está tudo certo com o diesel, o veículo está com o sistema do motor correto, a tendência é de que o laudo seja aprovado. Se ele estiver com problemas no bico do injetor, na bomba de gasolina, catalisador, entre outros, o veículo é reprovado”, explica o técnico.

Caso seja reprovado, o veículo deve passar por uma manutenção e a empresa deve agendar, em no mínimo 30 dias, uma nova avaliação. O teste é realizado em torno de cinco minutos, é gratuito e destinado para os mais de 200 associados do Sindmat.

Eleus Vieira Amorim, presidente do Sindmat, entende o projeto como uma das prioridades da entidade. "Vimos que apenas um veículo não estava atendendo toda a demanda e por isso a diretoria entendeu a necessidade de adquirir mais um. Esta é uma forma de contemplar nossos associados de todo o Estado e de contribuir ainda mais com o meio ambiente e com a saúde das pessoas".

A inspeção pode ser agendada pelos contatos do Sindmat pelos telefones (65) 3027-6638 / (65) 3027-4496 / (65) 3027-5823.

Consciência ambiental

O objetivo do projeto Despoluir é criar responsabilidade ambiental no setor de transporte e contribuir com a diminuição da emissão de CO2, um grande responsável pelo aquecimento global.

As entidades envolvidas no projeto defendem um transporte cada vez mais limpo, eficiente e sustentável. Além de ajudar o meio ambiente, a prática e os cuidados diminuem os impactos na saúde pública, com foco na qualidade de vida dos próprios trabalhadores.

• Data: 05/06/2020