Pedágio da BR 163 terá impacto no frete de até R$ 16,50/t

O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul (Aprosoja-MS), Almir Dalpasquale, calcula que o valor do pedágio no trecho da BR-163 arrematado na terça-feira (18/12), pela CCR , terá custo no frete de R$ 16 a R$ 16,50 por tonelada. O cálculo considera caminhão de sete eixos, com capacidade de transporte de 37 toneladas, e a tarifa de R$ 4,381 por 100 quilômetros.

O
edital prevê que a concessionária terá de investir R$ 6 bilhões ao longo de 30 anos, sendo R$ 3,5 bilhões nos primeiros cinco anos. A CCR diz contar com recursos próprios e com financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para realizar os investimentos.

A concessionária administrará a rodovia por 30 anos. Controlada pela Andrade Gutierrez, pela Camargo Corrêa e pela Soares Penido, a CCR administra atualmente 2.437 quilômetros de rodovias nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Entre essas rodovias, está a Dutra, que liga São Paulo e Rio.

O grupo também participa do consórcio que venceu em novembro o leilão de concessão do aeroporto internacional de Confins, em Minas Gerais.

BR

No Mato Grosso do Sul, a BR-163 cruza 20 municípios, inclusive a capital Campo Grande, e possui uma extensão de 847,2 quilômetros. O edital prevê a instalação de nove praças de pedágio ao longo do trecho.

A estrada é uma importante via para o escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste, sobretudo da soja, para os portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR) e terá de ser duplicada.

imone Alves
Com informações da Aprosoja - Imagem Divulgação