Ajustador automático de freio será obrigatório em veículos comerciais com ABS em 2014

O ajustador automático de freio será obrigatório em veículos comerciais equipados com sistema ABS a partir do ano que vem. Com isso, todas as unidades deverão sair de fábrica com o equipamento a partir de 1º de janeiro.

A norma vale tanto para os caminhões como para os trailers (carreta). Os ônibus também devem atender a obrigatoriedade, apesar de já ser comum a instalação do ajustador automático antes mesmo desta especificação.

A norma da ABNT 10966 especifica e regula a utilização dos ajustadores automáticos que devem compor o sistema ABS para garantir o desempenho de frenagem de ônibus, caminhões e trailers.

De acordo com o gerente de vendas da Haldex, Luiz Stopa, explica que a não inclusão do ajustador automático no sistema de freio ABS pode causar graves acidentes, além do desequilíbrio de desgaste das lonas de freio nos eixos.

“De forma resumida, quando não se tem o ajustador automático há um desequilíbrio do desgaste das lonas e no momento da frenagem pode haver perda considerável da performance e até mesmo um descontrole da frenagem do caminhão e da carreta”, explica o executivo. 

Site Transporta Brasil
31/10/2013

  • Data: 17/07/2014
  • Autor: - Fonte: