Inicia processo de federalização da Rodovia dos Imigrantes

Depois de muitas manifestações, reivindicações e até mesmo acidentes e mortes, o sonho de ver a rodovia dos Imigrantes (MT-407) federalizada começa a ser realizado. “O sonho será totalmente realidade quando melhorias realmente acontecerem. Estamos cientes que há um processo burocrático a ser seguido, mas temos que acreditar neste grande passo dado e nos esforços do governo do Estado. O governo ainda tem um grande trabalho que é o de acelerar a vinda dos recursos”.

A rodovia dos Imigrantes (MT-407) tem pouco mais de 27 quilômetros, começando no Distrito Industrial de Cuiabá e seguindo até o trevo do lagarto, em Várzea Grande. Diariamente, 16 mil veículos, a maioria de carga pesada, provenientes de três rodovias federais (BR-163, BR-364 e BR-070) passam pela via.

A pista encontra-se com muitos buracos, ondulações e praticamente sem acostamentos. A ponte Juscelino Kubitschek que passa sobre o Rio Cuiabá também necessita de manutenção ou até mesmo de reconstrução.

A rodovia é muito importante para o escoamento de grãos, pois é o principal trecho de ligação entre as regiões sul e norte de Mato Grosso. “Quando o trânsito para na Imigrantes, o transporte em nosso Estado também paralisa. É um absurdo que um trecho que poderia ser percorrido com 15 ou 20 minutos, seja feito em mais de uma hora”, comenta Eleus Vieira de Amorim.

A MT-407 foi incorporada à BR-070 através da Portaria 169/2013 do Ministério dos Transportes e foi publicada no Diário Oficial da União neste dia 21. Para a federalização ser efetivada, faz-se necessária a assinatura do Termo de Transferência do Patrimônio pelo governo de Mato Grosso e pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

De acordo com informações da Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana, ainda nesta semana será publicada no Diário Oficial do Estado a portaria que institui a comissão que ficará responsável por elaborar e entregar o inventário sobre a rodovia, seguido da assinatura.

Simone Alves
Ass. Sindmat