Sem-terra e assentados fecham BRs e ocupam fazendas em MT pelo 2º dia

Pelo segundo dia, trabalhadores sem-terra e assentados fecharam trechos das BRs 070 e 364, em Cáceres e Rondonópolis, a 250 e 218 km de Cuiabá, respectivamente, nesta terça-feira (15). Os bloqueios iniciaram por volta das 7h em protesto por regularização de lotes e o assentamento imediato de 7.320 famílias acampadas, entre outras reivindicações que devem ser discutidas durante uma reunião na manhã de hoje com a superintendência regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Cerca de 200 manifestantes também ocupam desde essa segunda-feira (14) duas fazendas localizadas no município de Nova Ubiratã, a 506 km da capital, e a sede regional do Incra, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá. "Uma dessas fazendas é da União e outra é particular", disse Elizabete Flores, representante da Comissão Pastoral da Terra (CPT), uma das cinco entidades que compõem o "Movimento Unitário", como é chamado esse grupo que faz esses protestos. Segundo ela, as famílias que invadiram essas propriedades rurais estavam acampadas em barracas de lona há pelo menos quatro meses na frente do prédio do Incra.

A assessoria do Incra havia informado que uma pauta de reivindicações apresentada anteriormente pelos manifestantes já estava sendo cumprida dentro do prazo estabelecido.

Na BR-364, o bloqueio ocorre na ponte sobre o Rio Vermelho, em Rondonópolis, enquanto na 070 no quilômetro 725, no portal temático na entrada de Cáceres. Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estão no local para orientar os motoristas sobre os bloqueios. Os manifestantes só estão permitindo a passagem de ambulâncias.

Além do assentamento imediato de 7.320 famílias que encontram-se acampadas, os manifestantes cobram a regularização de 20 áreas, além da retomada imediata de várias áreas da União. Eles também reivindicam investimentos em infraestrututura, bem como a recuperação e abertura de estradas, recuperação e construção de pontes ou manilhamento, abertura de poços artesianos e construção de redes de distribuição de água, rede de distribuição de energia do programa Luz Para Todos, do governo federal, além da construção de espaços de convivência, articulação de produção e comercialização nos assentamentos.

Na pauta ainda constam a desburocratização de acesso aos créditos, fomento e habitação para todas as famílias assentadas, apoio às Políticas de Economia Solidária e assistência técnica às famílias assentadas. Alguns pedidos são simples, como a liberação de 500 rolos de lona e a liberação de cestas básicas. A realização do Cadastro Ambiental Rural e Licenciamento Ambiental único também estão na lista de reivindicações.

Foto: reprodução TVCA - site G1
15/10/2013