Sest-Senat formará motoristas de veículos pesados

O Sest-Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) de Cuiabá recebeu aval do Departamento Estadual de Trânsito para que o motorista com habilitação na categoria B possa se qualificar em outras categorias.

A parceria entre Detran/MT e Sest-Senat foi firmada na manhã desta quinta-feira (12), na presidência do Detran/MT. A iniciativa reuniu várias entidades do setor do transporte de cargas que sente o impacto da demanda por motoristas de veículos pesados.

Os cursos serão voltados e ofertados gratuitamente para os trabalhadores com registro de trabalho em empresas de transporte e que têm interesse em dirigir ônibus e caminhões. “Existe uma grande demanda por mão-de-obra no setor e a disponibilização de cursos incentivará trabalhadores que hoje atuam em outros cargos”, afirmou Ademir Aguiar Campos, Diretor da Unidade do Sest/Senat em Cuiabá.

O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Mato Grosso, Eleus Vieira de Amorim, também esteve presente na assinatura do ato que credencia o Sest-Senat para a formação de motoristas nas categorias C, D e E. “Os motoristas precisam se qualificar sempre. O trânsito está cada vez mais intenso e os veículos sofisticados. Além da demanda por motoristas, esses dois fatos também justificam a necessidade de formação”.

O
utro ponto destacado por Amorim é o impacto social, pois o Sest-Senat estará qualificando com custo zero aos trabalhadores, e estes terão que arcar apenas com as taxas cobradas para mudança de categoria.

E
le também parabenizou a iniciativa do presidente do Detran/MT e acessibilidade que o órgão tem oferecido aos empresários de diversos setores.

O presidente do Sindicato dos Motoristas de Cuiabá e Região, Ledevino da Conceição, também comemorou a iniciativa, destacando importância da formação para os profissionais do volante.

Com o credenciamento, o próximo passo será o Sest-Senat estruturar a entidade para iniciar o curso. A previsão é que vagas sejam abertas nos próximos 60 dias.

Simone Alves

12/09/2013