Governo fala em entrega de BR-163 entre MT e PA até 2015

O general Jorge Fraxe, diretor-geral do DNIT, falou ao Agrodebate e fez um diagnóstico sobre a situação da BR-163. Em pauta estão o cronograma de obras, as ações do DNIT para acompanhar os serviços na região paraense. O investimento passa de R$ 1,5 bilhão. Segundo o Departamento, estão pavimentados 520 km da rodovia na área de influência do Estado do Pará.

O que diz o DNIT

São 10 consórcios de construtores contratados e 2 batalhões de engenharia do Exército com serviços no local.
Ao todo, 18 empresas estão envolvidas nos trabalhos.
O trecho tem 64 pontões de concreto e 58 estão concluídos.
Faltam 460 quilômetros de pavimentação que o DNIT espera concluir a maior parte até 2014.

Onde estão os problemas

Os pontos problemáticos estão no Pará. Lote na região de Trairão: 102 km previstos pela empresa CBEMI. O serviço foi considerado lento e o atraso levaram o DNIT a notificar a empresa.

Lote do trecho que coincide o traçado das BRs 230 e 163. A empresa que assumiu entrou em recuperação judicial e outra, a Sanches Tripoloni, assumiu o trabalho. Ela deve retomar os serviços pelas pontes.

Lote entre Novo Progresso e Guarantã do Norte. O projeto passou por adequação. A pavimentação está atrasada e a empresa foi notificada. É preciso corrigir a base do asfalto por determinação do DNIT e iniciar ainda este ano pelo menos 50 km de pavimentação.

Site Agrodebate
Texto: Leandro Nascimento