Sem-terras liberam rodovias federais em Mato Grosso do Sul, diz PRF

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) desbloquearam as duas rodovias federais de Mato Grosso do Sul que tinham sido fechadas por eles, no início da manhã desta sexta-feira (30), em protesto. A informação é da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O grupo pedia celeridade no processo de reforma agrária. Os bloqueios, que começaram às 8h (de MS), foram montados na BR-267, no distrito de Casa Verde em Nova Andradinae na BR-163, entre Nova Alvorada do Sul e o distrito de Anhanduí.

De acordo com a PRF, a BR-267 foi a primeira a ser liberada, às 10h45 (de MS). Às 11h20 (de MS), os sem-terra desbloquearam a BR-163. Houve congestionamento nos dois locais.

Causas
Segundo Atiliana Bruneto, integrante da direção nacional do MST no estado, o protesto faz parte da mobilização nacional dos movimentos sociais que ocorre nesta sexta que tem como uma das principais críticas o projeto de lei, em tramitação na Câmara Federal, que prevê a regulamentação de serviços terceirizados em “atividades fim”.

No entanto, segundo ela, a principal reivindicação dos sem-terra é com relação à política de reforma agrária no país. Atiliana afirma que o processo está parado. “A pauta da reforma agrária não tem saído do papel. O Incra [Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária] continua inoperante e não se tem conquistas”, disse.

Site Agrodebate
30/08/13