MPF exige limpeza nas BRs 174 e 070

A falta de manutenção nas margens das rodovias federais BR 070 e 174 tem resultado no aumento de  ocorrências de trânsito, como acidentes. A situação mobilizou o Ministério Público Federal (MPE), que notificou o Departamento de Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) para realizar a limpeza em ambas as regiões que passam por Mato Grosso.

Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) demonstram que em 2012 foram registrados 343 acidentes do tipo saída de pista. A sinalização, vertical e horizontal, também tem sido prejudicada, já que não há a poda frequente da vegetação.

Diretor do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas em Mato Grosso (Sindmat), Cláudio Rigatti conta que a ausência de cuidados com as margens das pistas acontece tanto em âmbito federal, como estadual.

Ele explica que a situação se agrava, principalmente, durante período de chuva. “A vegetação cresce e invade a via. Isso dificulta o trânsito e também a visibilidade nos locais, pois as placas, as mínimas que ainda existem, ficam completamente cobertas pelo matagal. Quando roçam as margens das vias isso é feito de forma inadequada, o que não auxilia em nada”. Rigatti também ressalta a dificuldade dos motoristas que trafegam pela primeira vez nas vias estaduais e federais que cortam o Estado.

De acordo com ele, inúmeros  acidentes de trânsito acabam acontecendo com estas pessoas. “A pessoa que não tem o costume de andar pelas rodovias em Mato Grosso e encontra essa situação precária corre risco constante.

A impressão que temos é de que o Dnit abandonou Mato Grosso”. Para amenizar a situação, o MPF fixou prazo de 30 dias para que o Departamento retire das margens das rodovias as árvores que ocupam a faixa de domínio e se projetam rumo à estrada. O Ministério também requisitou informações se há alguma empresa contratada para prestar serviço de podada vegetação e se esse serviço não está sendo executado.

A remoção das árvores se restringe àquelas que estejam na faixa de domínio da rodovia e em rota de colisão com os veículos, sem que haja prejuízo às normas ambientais.

OUTRO LADO - O Dnit, por meio da assessoria de imprensa nacional, informou que os servidores do órgão estão em greve e que apenas 50% dos funcionários estão desenvolvendo atividades. Além disso, destacou que existem empresas que realizam a poda legal da vegetação e que sempre atende as demandas do MPF.

A Gazeta
Imagem ilustrativa