Transportadores buscam soluções junto à Sefaz

Mais de 20 empresários do setor de transporte de cargas de Mato Grosso estiveram na secretaria estadual de Fazenda, nesta segunda-feira (22). Em reunião com o secretário-adjunto de Receita Pública, Jonil Vital de Souza, e outros técnicos, buscaram alternativas para fazer com que as cargas possam entrar e sair de Mato Grosso sem a ocorrência de grandes transtornos.

A greve dos agentes e fiscais de tributos, iniciada nesta segunda, tem impedido muitas cargas de alcançarem o destino de entrega.

O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas, Eleus Vieira de Amorim, conseguiu mobilizar um grande número de empresários para discutir a situação com a Sefaz. O grupo, formado por 25 transportadoras e representantes do setor de grãos, discutiu com o adjunto soluções que serão levadas para validação do Secretário de Estado de Fazenda, Marcel de Cursi.

O objetivo das sugestões levantadas é fazer com que o transporte de qualquer tipo de carga não saia prejudicado. “Para que as mercadorias cheguem ao seu destino, as notas precisam ser carimbadas pelo Fisco. Mas, sem a atuação dos agentes fiscais, este trabalho sai prejudicado. Existem na legislação algumas saídas, mas, como elas não são usuais, precisamos de um respaldo maior da secretaria. Precisamos de informações claras, documentadas e que alcance a todos através do site da Sefaz. Esta é uma maneira de evitar punições posteriores, sendo que os transportadores não têm responsabilidade pela paralisação”, explicou Amorim.

Daniel Locatelli, representando o transporte de combustíveis, destacou na reunião que o respaldo que o setor precisa deve ser imediato, já que praticamente não existe grandes estoques de combustíveis.

Roni Barbosa, advogado de algumas empresas do setor de grãos, também demonstrou preocupação. “Neste período de entrega da colheita, precisamos de um grande número de caminhões em trânsito. Sem a documentação correta, o escoamento sofre atrasos. E atraso no nosso segmento, pode significar grandes perdas”, pontuou.

O secretário-adjunto se comprometeu a levar a pauta de reuniões ao secretário e retornar com as resoluções nesta terça-feira.

Simone Alves
Ass. Sindmat