Dicas para driblar o estresse ao volante
Diversas situações que cercam o cotidiano dos caminhoneiros profissionais nas estradas pelo Brasil a fora são uma das mais estressantes e causadoras de doenças emocionais e físicas. Esse tipo de profissão pode vir a causar muito além do que um simples estresse de trabalho. Os caminhoneiros profissionais do Brasil enfrentam uma luta por melhores condições de trabalho e reconhecimento da atividade, visto as inúmeras dificuldades enfrentadas no seu dia a dia, uma realidade completamente desfavorável de se trabalhar. A carga horária é o maior questionamento entre eles. Confira aqui algumas dicas de como aliviar o estresse ao volante durante as longas e perigosas viagens! Estresse ao volante gera problemas sérios de saúde, mas pode ser evitado Cuidar da saúde física e mental é importante para todos os profissionais e os caminhoneiros não estão isentos. Especialmente por ter que encarar horas mantendo o mesmo ritmo de serviço, esses profissionais precisam reduzir as situações de desgastes. Para isso, é fundamental incluir algumas dicas no dia a dia. Veja quais são e evite doenças sérias!
  1. Alimentação correta
Ter uma alimentação regulada é a tarefa básica para garantir boa saúde. Entretanto, em grande parte das vezes é difícil conseguir alimentos saudáveis nas estradas, mas você pode se precaver. Pesquise pelos locais em que irá passar, assim você poderá listar os lugares em que poderá parar para almoçar e jantar com qualidade e bom preço. Comer lanches também é uma opção durante o trajeto. Compre barrinhas de cereais, frutas e sucos naturais sempre que puder.
  1. Feche os vidros
Se você já se sente estressado, qualquer situação vira motivo de irritação. Então, considere fechar os vidros e evitar ruídos externos. Especialistas dizem que até vapores, vibrações, fuligens e variação de temperatura por conta dos veículos são motivos para elevar o estresse. Portanto, o mais indicado é ficar livres de quaisquer incômodos no trânsito, se isolando desses ambientes.
  1. Descanse
Todos sabem que para um caminhoneiro manter o sono regular é uma tarefa quase que impossível. Mas, algumas dicas devem ser consideradas. Por exemplo, os estimulantes ou vitaminas artificiais são utilizadas por alguns caminhoneiros que acreditam que os mantenha acordados. Porém, isso não é, de fato, verdade, já que elas não evitam você caia no sono. Saiba que esses produtos podem aumentar a frequência cardíaca, ocasionando, inclusive, um infarto. Preste atenção nos indícios em que o seu corpo dá. Se estiver com sono, pare em um local seguro, como postos de gasolina para descansar o tempo suficiente. Faça alongamentos também, sempre que puder, de forma a evitar dores no corpo, como na coluna, braços e mãos.
  1. Não se sinta sozinho
Sabemos que nem sempre é possível viajar com uma companhia, inclusive, muitas empresas proíbem caronas. Mas quando falamos sobre não se sentir sozinho, isso não inclui apenas a presença humana. Para evitar aborrecimentos e maior índice de estresse quando problemas comuns nas estradas ocorrerem, você deve contar com o apoio e socorro de profissionais competentes. Então, considere contratar um seguro para caminhão e conte com a ajuda da seguradora. Assim, você não estará sozinho nos momentos mais difíceis da sua jornada!
  1. Ouça música
É muito fácil cair no tédio durante as longas horas de viagem, por isso, escutar música pode ser um grande alívio em meio as estradas tediosas. Crie uma playlist com suas músicas favoritas e exercite sua mente cantando e se alegrando nas suas viagens.
  1. Cuidado com a postura
Ter boa postura ao volante é importante e também contribui na luta contra o estresse, bem como evita outros problemas de saúde, como na coluna. As muitas horas dirigindo exigem muito do corpo e ter boa postura ajuda a mente, fazendo com que pareça que esse tempo não se seja eterno. Além disso, é importante também regular o banco para que os braços fiquem na altura ideal, ou seja, nem esticados demais e nem muito dobrados. Você deve conseguir girar o volante sem ter que tirar as costas do encosto.
  1. Faça exercícios
Realizar exercícios é fundamental para prevenir doenças e fortalecer a coluna. Mesmo que isso não seja uma tarefa tão simples de realizar, é uma recomendável que deve ser considerada. Existem certos exercícios que são simples de realizar, sem necessitar de muito tempo, como alongamentos, abdominais, pular corda e corrida. Então, gostaram das nossas dicas de como evitar o estresse ao volante? Cuide-se para evitar doenças sérias, em que o estresse é como uma porta aberta para esses males!   Fonte: Blog do Caminhoneiro
  • Data: 01/04/2020
  • Autor: - Fonte: