Trabalhadores encerram protesto e tráfego é liberado nas rodovias de MT

Trecho da BR-163, no município de Sorriso, a 420 km da capital, foi liberado pelos Trabalhadores Sem-terra (MST) na tarde desta segunda-feira (15). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o desbloqueio ocorreu por volta das 17h [ horário de MT] e o trânsito de veículos na rodovia flui normalmente. Os manifestantes, que são ligados ao Movimento dos Trabalhadores Assentados (MTA), reivindicam reforma agrária e assistência nos assentamentos.

Eles liberaram a rodovia às 11h30 e voltaram a interditá-la às 13h30. Cerca de 80 pessoas participaram do protesto, que ocorreu em uma ponte sobre o Rio Teles Pires, entre Sorriso e Nova Ubiratã, a 506 km da capital, de acordo com a PRF. Os dois sentidos da rodovia foram bloqueados e o congestionamento chegou a aproximadamente 18 km.

Conforme a PRF, não há rodovias federais bloqueadas no estado. Na BR-364, em Santo Antônio de Leverger, a 35 km de Cuiabá, no campus do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), de São Vicente, o protesto foi encerrado às 10h30. Devido às interdições, uma fila de aproximadamente 20 quilômetros se formou na rodovia durante o período da manhã.

Participaram da manifestação famílias acampadas na região sudeste do país. Algumas delas foram despejadas de uma fazenda em maio deste ano e estão morando em barracas na beira da MT-260, em Guiratinga, a 334 quilômetros de Cuiabá, conforme uma das líderes do MTA, Rosário de Jesus. Outras estão acampadas em Rondonópolis e Poxoréu, a 218 e 259 km de Cuiabá.

Desde quinta-feira (11), considerado o "Dia Nacional de Lutas", os manifestantes vêm bloqueando as rodovias, fazendo somente com algumas pausas. A pauta de reivindicações dos manifestantes é extensa. A principal cobrança dos assentados que estão bloqueando a BR-364 é a liberação de cestas básicas e de terras, enquanto dos que estão acampados na 163 é serem informados sobre o andamento de projetos de reforma agrária, bem como a regularização de 180 lotes do assentamento Entre Rios.

G1/MT
15/07/13