Polícia Federal inicia operação contra quadrilha de roubo de carga em sete estados

A Polícia Federal iniciou nesta quinta-feira (6/6) a Operação Piratas do Asfalto, ação contra uma quadrilha especializada em roubos de cargas nas rodovias do Brasil. Com aproximadamente 200 policiais atuantes, o trabalho está ocorrendo em sete estados simultaneamente, e são cumpridos 35 mandados de prisão (sendo 30 preventivas e cinco temporárias), além de 40 mandados de busca e apreensão. Até o final da manhã, 22 envolvidos já haviam sido presos.

As investigações começaram em fevereiro de 2012, em Tocantins, e permitiram às equipes de policiais identificar a rotina da quadrilha, que atuava na Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará, Tocantins e São Paulo.

Durante o período investigado, a Polícia estima que a quadrilha tenha causado um prejuízo estimado cerca de R$ 50 milhões.

A quadrilha atua abordando os caminhões ainda em movimento, realizando emboscadas e, em seguida, o sequestro. Também foi detectada a colaboração de alguns motoristas na ação dos bandidos. Os policiais observaram situações em que alguns caminhoneiros responsáveis pelas cargas integravam a quadrilha e desviavam produtos para, posteriormente, registrarem ocorrências policiais.

Especializados no roubo de cargas, os criminosos usavam jammers (bloqueadores de celulares e GPS) para evitar o rastreamento dos caminhões e da carga. A Polícia Federal investiga ainda a possível participação de funcionários das empresas de monitoramento e segurança eletrônica no esquema criminoso.

Durante as investigações, os policiais monitoraram 17 casos de roubo e furto de cargas. Nas ocorrências, a quadrilha roubava desde gêneros alimentícios, eletrônicos a materiais de construção. Nesse período, os policiais realizaram 12 prisões em flagrante, e alguns dos detidos foram postos em liberdade, mas voltaram a ser presos por força de mandados de prisão cautelares.

Portal Transporta Brasil - 06/06/2013