Assentados bloqueiam rodovia em MT contra corte de cesta básica

Um grupo de trabalhadores do Movimento dos Trabalhadores Assentados (MTA) bloqueou trecho da BR-364, perto de Rondonópolis, a 218 quilômetros de Cuiabá, nesta quinta-feira (25) contra a suspensão da liberação de cestas básicas aos assentados, desde fevereiro de 2012. Um dos representantes da Pastoral da Terra, Baltazar Ferreira de Melo, afirmou que desde às 9h só está sendo permitida a passagam de ambulâncias e carros de polícia.

Ele explicou que há cerca de 100 manifestantes no local. No entanto, segundo Baltazar, esse grupo representa 15 mil assentados que não estão recebendo o benefício, concedido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Por meio de nota, a assessoria do Incra informou estar negociando com o MTA e que as cestas deverão ser entregues nesta sexta-feira (26).

"Bloqueamos a rodovia no sentido Goiás, mas os caminhoneiros acabaram fechando o outro lado", afirmou. Conforme Baltazar, foi feito acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para dar trégua na manifestação e liberar a pista durante o período das 11h30 até as 14h (horário de Mato Grosso).

O protesto, que não previsão de término, está sendo realizado na frente na unidade da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Rondonópolis, onde devem ser feitas a entrega das cestas básicas.

Reportagem: G1

(Foto: Ricardo Costa/ Agora MT)