Transportador está otimista e pronto para investir, aponta pesquisa
Em sua 10ª edição, a Sondagem Expectativas Econômicas do Transportador desenha um panorama promissor para o ano que começa. Aplicado entre 31 de outubro e 28 de novembro, o estudo traz um balanço de 2018 e projeta expectativas quanto ao desempenho da economia, à geração de empregos e à renovação da frota, entre outros temas relacionados à atividade transportadora. Chama a atenção o grau de confiança do setor no governo que se iniciará em 1º de janeiro. Por exemplo, 85,2% dos entrevistados creem que a gestão do presidente Jair Bolsonaro será capaz de solucionar os problemas de infraestrutura no país, sendo que 82,1% apostam que gradualmente e outros 3,1%, rapidamente. O mesmo ocorre em assuntos macroeconômicos, em que 76,6% dos participantes projetaram para 2019 um crescimento do PIB superior ao de 2018. “Os empresários do setor querem ampliar suas frotas e aumentar o ritmo das suas atividades. A proposta de um mercado mais aberto, aliada à intensificação do programa de concessões e à continuidade de reformas estruturantes, poderá munir o país das condições necessárias para a melhoria da infraestrutura de transporte”, resume o presidente da CNT e dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT, Clésio Andrade. Retrato fiel do setor, a sondagem oferece instrumentos para o planejamento estratégico de empresas e de órgãos públicos, além de permitir que a sociedade em geral conheça melhor a percepção dos empresários do transporte sobre o desempenho econômico brasileiro. Foram consultadas empresas de transporte rodoviário de cargas e passageiros, ferroviário de cargas, aquaviário (navegação marítima e interior), aéreo de passageiros e serviços de transporte urbano de passageiros por ônibus e metroferroviário. Clique aqui para fazer download da Sondagem Expectativas Econômicas do Transportador 2018.
  • Data: 19/12/2018