Sindmat participa de reunião entre transportadores, caminhoneiros, ALL e Trades

O fórum regional de discussões sobre o transporte de cargas, coordenado pela deputada Luciane Bezerra, promoveu um encontro inédito nesta terça-feira (17). Na quarta reunião conjunta de trabalho estiveram presentes, juntamente com o Sindmat e a parlamentar, representantes de trades, da América Latina Logística (ALL), Aprosoja, caminhoneiros e Ministério Público do Trabalho.

O foco das discussões voltou-se para a eliminação das filas na BR-364, próximo ao terminal ferroviário de Alto Taquari, cujo trecho não tem acostamento e pistas duplicadas, e dentro do próprio terminal. A ALL pediu aos presentes um voto de confiança para implantação de um sistema de controle de origem de carga.

Conforme explicou Guilherme Grilo, da ALL, a descarga dos produtos nas unidades será feita após agendamento e entrará em vigor ainda neste mês de abril. A medida visa diminuir as filas quilométricas de caminhões aguardando para descarregar a produção agrícola. Tal situação levanta diversos outras questões, inclusive a preocupação com o cumprimento da jornada de trabalho pelos caminhoneiros.

Conforme Grilo, o sistema deve ser fornecido à Seara, empresa que administração o terminal de Itiquira. Recentemente, neste terminal, se formou uma fila de espera de mais de 60 horas para descarregamento. O sistema deverá ser implantado também em Rondonópolis, quando o terminal for inaugurado.

Para os transportadores, “o voto de confiança será dado”. “Mas com reiterados pedidos de que o terminal de Rondonópolis seja inaugurado e a infraestrutura das estradas seja melhorada”, disse Gilvando Alves de Lima, secretário-executivo do Sindmat. “Faz-se necessário a urgente duplicação da pista na BR-364, pois do contrário, apenas vamos transferir o problema do terminal de Alto Araguaia para o de Rondonópolis”, completou.

A deputada Luciane Bezerra defendeu o consenso entre todas as partes envolvidas na questão do transporte para se evitar uma ação civil pública com penalizações mais duras para todos.

Cobrança Judicial

Recentemente, o Ministério Público Federal (MPF) cobrou da ALL solução para os frequentes congestionamentos causados pelas filas de caminhões que aguardam para descarregar no terminal ferroviário de Alto Araguaia, no sudeste de Mato Grosso. As filas constantes na BR-364 dificultam o tráfego nessa estrada, que é o principal acesso na divisa de Mato Grosso com Goiás e Mato Grosso do Sul.

Resultados esperados

Conforme explicado pela ALL e pelas trades, os agendamentos serão realizados para até quatro dias. Sendo que, por dia, serão esperados 650 caminhões e com uma média de 58 caminhões descarregamento por hora. “A ideia do sistema é fazer com que os motoristas liberem a carga dentro de um período de 24 horas. É aguardar para ver como será o resultado”, destacou Claudio Rigatti, diretor do Sindmat. “Como Sindicato que representa as empresas de transporte de cargas, o Sindmat estará vigilante, inclusive para que o problema não seja transferido para outro terminal”, pontuou Gilvando Lima.

Participaram também da reunião a procuradora do Ministério Público do Trabalho, Fernanda Arruda; agente da PRF, Braz Junior; representantes de trades, entre elas Amaggi, Cargil e Bunge, Sindicam, Sindicam de Sorriso e Região e Associação dos Transportadores de Cargas de Rondonópolis e Federação dos Trabalhadores em Transporte de Cargas de Mato Grosso, entre outras entidades.

Simone Alves
Ass. Sindmat