Fisco e transportadores discutem EDI Fiscal

A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT), por meio da Gerência de Controle Aduaneiro (Gcoa), realizou nesta quarta-feira (27.03), na Escola Fazendária, em Cuiabá, o primeiro encontro trimestral com os transportadores submetidos ao convênio EDI Fiscal. Setenta empresas parceiras, na sua maioria filiadas ao Sindicato dos Transportadores de Mato Grosso (Sindmat), participaram da reunião.

"O convênio está completando dez anos e esta reunião faz parte do nosso Plano de Trabalho Anual (PTA), com o objetivo principal de aprimorá-lo através do intercâmbio de informações, trabalhando em paralelo com as empresas parceiras do EDI Fiscal", disse o gerente de Controle Aduaneiro da Sefaz, Wilson Alves.

O EDI Fiscal permite a troca de informações entre o Fisco e as transportadoras do Estado, agilizando o serviço de fiscalização, bem como o trabalho das empresas transportadoras. "É importante realizarmos este encontro trimestralmente para que possamos trabalhar mais ao lado das empresas, explicando o convênio, colhendo informações e refinando as ações", afirmou o gestor do EDI Fiscal na Sefaz, Erivaldo Gomes de Carvalho Junior.

A iniciativa foi aprovada pelo Sindmat e as empresas parceiras. "O EDI Fiscal tem se mostrado uma alternativa excelente para os transportadores e para o Fisco. Essas reuniões são mais um passo neste direcionamento para que possamos avaliar o trabalho durante este tempo e possamos construir as ferramentas necessárias para aprimorar a parceria entre a Sefaz e o transportador", pontuou o diretor Executivo do Sindmat, Gilvando Alves de Lima.

A Gerência de Controle Aduaneiro faz parte da Superintendência de Fiscalização (Sufis).

Ass. Sefaz/MT