Nilson Leitão critica descaso do governo com BR 163 e convoca sociedade para manifesto

Em discurso proferido no plenário da Câmara Federal nesta quarta-feira (6), o líder da Minoria, deputado Nilson Leitão (PSDB/MT), chamou atenção para a péssima condição de trafegabilidade da BR-163, estrada vital para o escoamento da safra do Norte do Mato Grosso e circulação de pessoas e mercadoria da região.

Segundo o parlamentar, o estado precário da rodovia é responsável por um número absurdo de acidentes e os prejuízos materiais também são imensos. “Foram registrados mais de 1.200 desastres com 300 mortes e 550 feridos graves no ano passado. Motoristas são obrigados a gastar fortunas com pneus estourados, molas e suspensões destruídas, latarias amassada e combustível jogado fora” explicou.

Nilson Leitão alertou para a situação de abandono da BR-163 e informou que mais de 14 associações comerciais, empresariais e industriais do norte de Mato Grosso farão um manifesto amanhã, às 14h30, no qual exigirão do governo federal providências urgentes para solucionar os problemas da rodovia.

O deputado lembrou que durante o período de chuva, a situação se agrava ainda mais e o caos impera. “O produtor faz a sua parte: produz alimentos para abastecer a mesa dos brasileiros e contribui de forma decisiva para engordar as exportações. Safra após safra, os recordes são batidos. Agora mesmo, o país começa a colher a maior safra da história. São 185 milhões de toneladas de grãos e oleaginosas. Isso significa 11% a mais que a colheita anterior. Entretanto, os estragos e a falta de reparo das estradas brasileiras ao longo dos anos vêm prejudicando imensamente o escoamento das safras”, reclamou.

O líder destacou também que as informações divulgadas pelo DNIT, de que as obras incluídas no PAC, estão adiantadas e com o prazo para conclusão previsto para o final de 2013’ não condizem com a realidade.

“É meu dever denunciar o descaso do governo Dilma, que gasta rios de dinheiro com publicidade enganosa. O fato é que os marqueteiros da presidente vendem bilhões de fantasias e entregam centavos de obras acabadas. Os mercadores do Palácio do Planalto só vendem ilusões, enquanto isso, pessoas morrem todos os dias em rodovias que não oferecem as mínimas condições de segurança”, concluiu.

Ass. Nilson Leitão