Petrobras reajusta preço do óleo nas refinarias

Reproduzimos abaixo nota da Petrobras informando novo reajuste no preço do óleo diesel nas refinarias. Ainda não é possível estimar como a alteração vai chegar aos postos de combustíveis. “Mas um aumento neste percentual fica difícil não alcançar o custo do transporte", comenta Eleus Vieira de Amorim, presidente do Sindmat.

Além disso, o aumento no preço do diesel pode gerar elevação no preço do frete e, consequentemente, elevar o valor dos produtos finais.

Conforme informações do Sindicato dos postos de combustíveis de Mato Grosso (Sindipetróleo), o óleo diesel é o produto mais usado em Mato Grosso. Este derivado de petróleo corresponde a mais de 50% do consumo total de combustíveis. Em 2012, por exemplo, foram consumidos 371,8 milhões de litros de etanol e 593 milhões de litros de gasolina. Em relação ao óleo diesel, foram consumidos 2,4 bilhões de litros de diesel, produto comercializado nos postos e utilizado em maquinários agrícolas.

Outros reajustes

Em janeiro, a Petrobras reajustou o diesel em 5,4%. Também houve elevação no preço da gasolina, em 6,6%. Em 2012, os combustíveis, entre eles o diesel, também sofreram reajustes. No fim de junho, a gasolina teve aumento de 7,83%, e o diesel, de 3,94%, desde 25 de junho. Contudo, na alta de 2012, o Ministério da Fazenda zerou a cobrança da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre estes produtos.

Nota da Petrobras

"Nota à imprensa
5 de março de 2013

Reajuste de Preço do Diesel
A Petrobras informa o reajuste de 5% no preço de venda do diesel nas refinarias, a vigorar a partir da 0:00h de amanhã (06/03/13).
O preço do diesel, sobre o qual incide o reajuste anunciado, não inclui os tributos federais CIDE e PIS/Cofins e o tributo estadual ICMS.
Esse reajuste foi definido, levando em consideração a política de preços da Companhia, que busca alinhar o preço dos derivados aos valores praticados no mercado internacional em uma perspectiva de médio e longo prazo.

Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional"