Bancada dos Transportadores de Carga de MT define agenda de trabalho

Membros do Fórum e Bancada Estadual do Transporte de Cargas (TRC) de Mato Grosso e a deputada estadual Luciane Bezerra, coordenadora dos dois grupos de trabalho iniciaram-se nesta segunda-feira (04.03), no auditório Lícinio Monteiro, na Assembleia Legislativa, as discussões sobre o setor.

Nesta primeira reunião, foi definido o cronograma de ações. Representantes de transportadoras, empresas de grãos, caminhoneiros e postos de combustíveis, que compõem o fórum, haverá dois encontros mensais. O próximo será dia 19, às 9 horas, na Assembleia.

Os assuntos a serem tratados em Mato Grosso estarão interligados aos fóruns e bancadas de outros estados, bem como ao Fórum e Bancada Nacional do TRC, em Brasília, coordenado pelo deputado federal Nelson Marquezelli. Outros três parlamentares federais de Mato Grosso integrarão a bancada nacional. “Precisamos contar com a determinação de todos aqueles que representam as questões que envolvem o TRC. E solicitaremos a participação do governo do Estado e do Ministério Público nesta grande tarefa, pois existe uma grande preocupação em fazer cumprir a legislação”, destacou a parlamentar.

“Esperamos constituir no fórum soluções emergenciais sem deixar de olhar os projetos que precisam ser realizados visando o futuro do transporte e dos negócios afins”, destacou Nelson Soares Junior, diretor-executivo do Sindicato do Comércio de Combustíveis de Mato Grosso (Sindipetróleo).

Nos próximos encontros serão discutidos sobre infraestrutura, situação e logística das estradas, composição e forma de arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviço), alteração na Lei do Fethab (Fundo Estadual de Transporte e Habitação), entre outros assunto.

“Mato Grosso precisa ter uma postura diferenciada não só porque é onde se constituiu o primeiro grupo de trabalho, mas principalmente por conta de sua pujança no setor agrícola e, portanto, devido a sua dependência à  infraestrutrura de transporte”, comentou Gilvando Alves de Lima, secretário-executivo do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Mato Grosso (Sindmat).

Para o presidente do Movimento União Brasil Caminhoneiro, Nélio Botelho, “é de fundamental importância de todos os matogrossenses para a busca de soluções efetivas”. A deputada Luciane convidou todos os sindicatos e entidades a levantar as principais dificuldades de cada categoria e enviar ao seu gabinete.

Também participaram da reunião o conselheiro do OCB/MT (Sindicato e Organização das Cooperativistas Brasileiras), Nilton Jonas da Silva, o secretário-geral do STETTCR (Sindicato dos Motoristas Profissionais e Trabalhadores em Empresas de Transportes Terrestres de Cuiabá e Região), Edval Pereira de Souza, o representante jurídico do Sindicam (Sindicato Transportadoras Rodoviários Autônomos) de Sorriso, Eules Sorna, representante da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso), Quesia Nascimento, e da Famato (Federação de Agricultura e Pecuário) e Lucelia Avi.

Foto: Fablício Rodrigues AL/MT

Simone Alves