Sindmat apoia manifestação por manutenção da BR-163

Em solicitação a melhorias e mais segurança na BR-163, no norte do Estado, a diretoria do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Mato Grosso (Sindmat) decidiu apoiar manifestação a ser realizada no próximo dia 7, quinta-feira, a partir das 14h30.

Conforme informações dos organizadores, quatro pontos da rodovia, localizados em Nova Mutum, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Sinop, serão bloqueados pelo período de, no mínimo, 1 hora. A mobilização recebeu o apoio da Assembleia Legislativa, prefeituras e câmaras de vereadores do Médio Norte. O movimento conta também com a parceria do Sindicato dos Caminhoneiros (Sindicam) e postos de combustíveis para divulgação do ato. “Como transportador, estou cansado de ver nossos motoristas morrerem na rodovia. Por isto, apoiamos o pedido de mais segurança, manutenção frquente e outras ações para se evitar acidentes”, disse Eleus Vieira de Amorim, presidente do Sindmat.

Representantes do Sindicato e de outras entidades ligadas ao setor de transporte participaram de uma reunião nesta quarta-feira (27.02), no gabinete do deputado Mauro Savi, primeiro-secretário da Assembleia Legislativa. Eles pediram ajuda dos parlamentares para que as reivindicações sejam levadas ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit). O superintendente regional do órgão, Luiz Antonio Garcia, também participou da reunião e garantiu que as obras de duplicação da rodovia serão mantidas devido os recursos já estarem disponíveis.

Ele assegurou também que o Dnit já firmou contrato com duas empresas que farão o recapeamento de Sinop até o Posto Gil, investimento estimado em pouco mais de R$ 90 milhões. Segundo Garcia, o recurso é oriundo do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e já foi empenhado. Ele afiançou que as empresas já estão instalando usinas na região e levando equipamentos para a cidade para iniciar o processo de recuperação desse trecho da BR-163.

Somente nos últimos 30 dias, o trecho, em obras, próximo à região do Posto Gil, registrou 6 mortes. Na noite da última segunda-feira (25), três caminhoneiros morreram ao se envolverem em um acidente. “Este bloqueio não é para prejudicar ninguém, mas sim para chamar a atenção do governo federal”, destacou o deputado estadual Mauro Savi.

Na tarde de ontem o governador Silval Barbosa (PMDB) esteve em Brasília em reunião com o Ministro da Integração, Fernando Bezerra, para tentar resolver a situação da Rodovia dos Imigrantes e também para cobrar apoio para recuperação da BR-163. A informação foi repassada pelo secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Nadaff, que acompanhou a reunião do setor na Assembleia.

Participaram da reunião, o diretor do Sindmat Genir Martelli, o secretário-executivo, Gilvando Alves de Lima, a presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sorriso, Neiva Dalla Valle, os deputados Dilmar Dal’Bosco (DEM), José Domingos Fraga (PSD), Guilherme Maluf (PSDB) e Pedro Satélite (PSD), e o secretário de estado de Transporte e Pavimentação, Cinézio Nunes de Oliveira.

Simone Alves com informações da Ass. dep. Mauro Savi