BR-163 será interditada no dia 7 de março; setor do transporte recorre à AL/MT

O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Mauro Savi (PR), recebeu na tarde dessa quarta-feira (27), representantes do setor do transporte de cargas que atuam em Mato Grosso. O setor reivindica o apoio dos parlamentares para que o pedido de duplicação da BR-163 chegue ao Governo Federal. O setor alega que, além da carga que constantemente é prejudicada devido aos buracos na pista, o problema mais grave são os constantes acidentes que ocorrem na região.

Só no ano passado 1.254 pessoas morreram em acidentes de trânsito na BR-163, sendo a maioria dos casos provocada pela má qualidade do asfalto. Segundo Savi, problemas relacionados aos buracos podem sim ser resolvidos antes mesmo do período chuvoso. Ele também fez duras críticas ao Governo Federal. “Infelizmente não tivemos o compromisso do Governo Federal para resolver essa questão no ano passado. Quem sabe agora, com essa mobilização, que recebe o nosso apoio integral, possamos chamar a atenção das autoridades competentes para que esse problema seja solucionado”.

A princípio o seguimento irá bloquear quatro pontos da BR-163, sendo em Nova Mutum, Sorriso, Sinop e Lucas do Rio Verde. A mobilização conta com o apoio da Assembleia Legislativa, prefeituras e câmaras de vereadores do Médio Norte. O movimento conta ainda com a parceria do Sindicato dos Caminhoneiros (Sindicam) e postos de combustíveis que, de alguma forma, fará a divulgação do ato que deve durar no mínimo uma hora. Ou seja, no dia sete, a partir das 14 horas e trinta minutos todos os caminhões ficarão parados na pista, o que deve provocar filas quilométricas tanto para quem trafega em destino aos municípios ou para quem sai deles.

A presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sorriso, Neiva Dalla Valle, admite o caos que será formado no dia da mobilização, mas afirma que o intuito do ato é tão somente chamar a atenção do Governo Federal. “Não queremos prejudicar ninguém. Cobramos apenas uma solução. O que ainda precisa acontecer na nossa região para o Governo Federal tomar uma providência? Só no ano passado foram mais de mil mortes nesse trecho. Nós não aceitamos mais tapa buracos, queremos o auxílio para que não ocorram mais acidentes”, elucidou.

Na tarde de ontem o governador Silval Barbosa (PMDB) esteve em Brasília em reunião com o Ministro da Integração, Fernando Bezerra, para tentar resolver a situação da Rodovia dos Imigrantes e também para cobrar apoio para recuperação da BR-163. A informação foi repassada pelo secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Nadaff, que acompanhou a reunião do setor na Assembleia. Segundo Nadaff, nessa semana o Governo do Estado reeditou o decreto afirmando estado de emergência da Rodovia dos Imigrantes. O secretário-chefe disse ainda que o Estado possui recursos para recuperar cerca de 1500 quilômetros de via.

Mas, afirmou que a execução do serviço só acontecerá após o período de chuva que ainda persiste em Mato Grosso. O recurso é oriundo do programa MT Integrado, criado pelo governo estadual para dar suporte à malha viária. “Essa mobilização marcada para o dia sete de março é altamente viável e faz sentido pelo tráfego que temos. Mas, temos que compreender que todo esse produto transportado é desonerado para Mato Grosso e, com isso, nós perdemos efetivamente os recursos que poderiam ser voltados para a manutenção das MT’s, e aqui no caso é do Governo Federal”, disse Nadaff ao referir-se a BR-163.

RECURSO FEDERAL – Durante a reunião, o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Luiz Antonio Garcia, tentou acalmar os ânimos dos presentes afirmando que o Dnit já firmou contrato com duas empresas que farão o recapeamento de Sinop até o Posto Gil, investimento estimado em um pouco mais de R$ 90 milhões. O recurso, segundo Garcia, é oriundo do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e já foi empenhado. Ele garantiu ainda que as empresas já estão instalando usinas na região e levando equipamentos para a cidade para iniciar o processo de recuperação desse trecho da BR-163.

“Estamos trabalhando também, nas obras da duplicação de Posto Gil até Rosário Oeste, obra que deve ser entregue até o final de 2013. Os editais de licitação para a contratação da duplicação de Rosário Oeste até Rondonópolis já foram publicados. Na próxima segunda-feira, ocorre a segunda sessão pública para a divulgação das empresas vencedoras de quatro lotes de duplicação da rodovia BR-163”, disse Garcia ao destacar que a partir da próxima semana o Dnit vai realizar a operação tapa buracos na região.

Em relação à duplicação, o superintendente do Dnit em Mato Grosso, disse que as obras devem acontecer em um prazo de dois anos e meio. “A duplicação já é uma ação em longo prazo, porém na medida em que a intervenção vai sendo feita, o tráfego também será liberado imediatamente, mas isso ainda vai levar um tempo. E com isso, teremos um cenário positivo para Mato Grosso”, garantiu Garcia ao informar que além da BR 163, o Dnit também fará a manutenção da BR-158, BR-070 e na BR-364. Na BR-070 em direção à Cáceres e na BR-174 que vai de Cáceres até a divisa com Rondônia.  Conforme Garcia, o Dnit tem a meta de recupera cerca de 2500 quilômetros de rodovia federal pavimentada em Mato Grosso.

Participaram também da reunião, os deputados Dilmar Dal’Bosco (DEM), José Domingos Fraga (PSD), Guilherme Maluf (PSDB) e Pedro Satélite (PSD). Além do presidente do Sindicato das Empresas do Transporte de Cargas de Mato Grosso, Eleus Vieira de Amorim e o secretário de estado de Transporte e Pavimentação, Cinézio Nunes de Oliveira.

Fotos: Fablício Rodrigues - AL/MT
Texto: Ass. Mauro Savi