Aberta licitação para construção de ponte e viaduto em rodoanel em MT

O Diário Oficial do estado de Mato Grosso que circula nesta terça-feira (25) traz o aviso de licitação para a primeira etapa do rodoanel que deve desviar o tráfego de veículos pesados da região central de Cuiabá e Várzea Grande. Este primeiro lote prevê a contratação da empresa que vai realizar as obras de implantação e pavimentação do chamado contorno norte da rodovia BR-163/364. Este trecho deve contemplar a construção de um viaduto e uma ponte.

O aviso de licitação foi publicado por meio da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) e a abertura das propostas está prevista para o dia 12 de abril na sede da Secopa, em Cuiabá. De acordo com a secretaria, o processo licitatório será nos moldes do Regime Diferenciado de Contratações (RDC) e o orçamento deve ser divulgado apenas no final do processo.

O primeiro lote das obras terá 11,4 quilômetros de extensão. A empresa contratada será responsável pelas obras de implantação, construção de pista dupla com canteiro central, incluindo a edificação de uma ponte de 214 metros sobre o Rio Cuiabá e um viaduto de 220 metros. O trecho está localizado próximo ao Trevo do Lagarto e Avenida Antártica e o prazo de conclusão da obra é de 18 meses a contar da emissão da ordem de serviço. Outros 38,5 quilômetros do rodoanel serão licitados posteriormente, divididos em dois lotes.

Licitação

Pelo RDC, o governo do estado primeiro avalia as propostas técnicas e de preço conforme critérios estabelecidos no edital e realiza a sessão de habilitação apenas com a empresa melhor pontuada nos quesitos técnica e preço.

Somente após a declaração definitiva da empresa vencedora é que será aberta a fase recursal, quando as licitantes podem fazer questionamentos sobre todo o processo licitatório, desde que tenham manifestado intenção de recorrer ao término de cada sessão da licitação. Conforme a Secopa, a fase negocial que o ocorre antes da assinatura do contrato, possibilita a construção de um consenso com a licitante para reduzir o valor da proposta vencedora.

Site: G1/MT
Foto: Edson Rodrigues / Secopa