Sindmat discute situação das rodovias com deputados estaduais

Os deputados estaduais Zeca Viana (PDT) e Luciane Bezerra (PSB) receberam na tarde desta quarta-feira (20) representantes do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Mato Grosso (Sindmat) para falarem sobre a situação das rodovias de Mato Grosso. Umas das soluções levantadas seria uma melhor gestão do Fethab (Fundo Estadual de Transporte e Habitação). “Precisamos desenvolver uma série de ações para que o caos vivido no início deste ano não se repita em 2014. Temos recursos, mas não vemos resultados efetivos”, destacou Eleus Vieira de Amorim, presidente do Sindmat.

Por conta do crescimento das áreas de produção agrícola aumentou o volume de veículos pesados nas estradas. Além disso, o volume de chuvas neste início de ano foi em média 30% maior que em 2012. “Estes fatores aliados a já deficiente infraestrutura de rodovias nos leva a uma desordem no setor de transporte”, comentou Amorim.Conforme a deputada Luciane Bezerra, que recebeu diversos representantes do setor de transporte em seu gabinete, os deputados e as instituições precisam se unir para dialogar sobre o assunto. “São vários segmentos que têm muita força, mas precisam trabalhar juntos para que tenhamos rodovias de qualidade”, disse a deputada, cuja observação foi compartilhada pelo deputado Zeca Viana.O Sindmat pretende buscar mais informações a respeito do Fethab. “Inclusive estamos pleiteando uma cadeira no conselho gestor deste fundo. Temos certeza que podemos contribuir no sentido de fazer com que os recursos chequem às rodovias”, salienta o presidente do Sindmat.

Conforme informações da deputada Luciane, são arrecadados anualmente R$ 1,8 bilhão através do fundo. “É um alto recurso que precisa ser destinado ao seu verdadeiro fim”, disse a parlamentar. “Não temos dúvida sobre a necessidade do governo em utilizar os recursos para outros fins que não o da habitação e na conservação de rodovias, mas é preciso que se defina prioridades”,completou.Além de Eleus Amorim, participaram da reunião o secretário-executivo do Sindmat, Gilvando Alves de Lima, o presidente do Sindicato dos Caminhoneiros Autônomos de Sorriso e Região (Sindicam), Walter Pereira de Souza, o representante do Sindicato dos Motoristas Profissionais e Trabalhadores em Empresas de Transportes Terrestres de Cuiabá e Região (STETTCR), Olmir Justino Fêo, a gerente institucional da Ampa, Giana Ferreira, a gerente de relações institucionais da Aprosoja, Maria Amélia Tirlone, e o advogado Roni Barbosa, representante das empresas do setor de grãos.

Assista a reportagem clicando no link:

Simone Alves
Ass. Sindmat