Segmento de transporte de cargas apoia deputados

Representantes do segmento de Transporte de Cargas do Estado de Mato Grosso se reuniram ontem (20.02), com deputada Luciane Bezerra (PSB) e Zeca Viana (PDT) para pedir empenho nas discussões de um novo Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) ou a retomada da aplicação original no estado.

O Fethab -  A contribuição destinada à financiar serviços de transportes e habitação em Mato Grosso. No entanto, o governo admitiu que tem usado 30% dos repasses para custeio. Durante a reunião os parlamentares ouviram posição dos sindicatos que pedem a destinação total do Fethab, conforme a lei, para a manutenção das estradas e construção de unidades habitacionais.

“O Fethab, entre os anos de 2010, 2011 e 2012, teve uma arrecadação da ordem de R$ 1,8 bilhão. Se este recurso fosse utilizado para a destinação original milhares de pessoas e produtores no interior não estavam passando séria dificuldades hoje”, defendeu a deputada.

Participaram da reunião o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Mato Grosso (Sindmat), Eleus Vieira, presidente do Sindicato dos Caminhoneiros Autônomos de Sorriso e Região (Sindicam), Valter Jones Pereira, representante do sindicato dos Motoristas Profissionais e Trabalhadores em Empresas de Transportes Terrestre de Cuiabá e Região (STETTCR), Giana Ferreira, gerente instucional da Ampa, Maria Amélia Tirlone gerente relações institucionais da Aprosoja.

AGENDA - A deputada, coordenadora da bancada Estadual dos Transportadores Rodoviários de Cargas de Mato Grosso, marcou para o próximo dia 04 de março, às 16 horas, no Auditório Licínio Monteiro, na AL, a reunião para discutir o cronograma de ações da bancada.

Na última terça-feira (19/02), Luciane esteve em Brasília onde se encontrou com o deputado federal e presidente nacional da frente parlamentar de transportadores de carga, Nelson Marquezelli (PTB/SP),ocasião em que definiram a data da reunião.

O objetivo da bancada é trabalhar a organização do transporte rodoviário de cargas. Nos Fóruns e na Bancada haverão debates de definições e soluções para todas as questões relacionadas ao setor, com prioridade para as mais graves.

Ass. Dep. Luciane Bezerra
21/02/2013