Pedágios: Sindmat garante processos judiciais

Enquanto nada é definido sobre o aumento dos pedágios, o presidente do Sindmat (Sindicato de Transportadoras do Estado e Mato Grosso), Eleus morim, garante que está fomando forças com os sindicatos de transporte de todo o país para impedir o aumento de cobranças de pedágio, incluindo ações judiciais nas esferas estadual e federal.

Em relação à cobrança do pedágio na T-130, o representante sindical é categórico em alegar que a cobrança é legal e imoral. “Não houve nenhum tipo de melhoramento na rodovia que justifique esta cobrança absurda. É totalmente abusiva e irregular esta situação que nós estamos vivendo no estado”, declarou.

Ainda segundo Eleus, o estado “lastimável” das rodovias de Mato Grosso é a comprovação da falta de compromisso das autoridades perante o povo e a categoria, que dependem diretamente das boas condições das estradas. “Os caminhoneiros estão ficando atolados por dias nas estradas de Mato Grosso, sem as mínimas condições e sem ajuda. Esses pais de família vivem hoje uma situação degradante. As cidades do interior, principalmente, estão ficando desabastecidas por conta dos atoleiros. Aí, sem fazer a sua parte, o governo vem querer cobrar duas vezes pelo mesmo serviço”, alertou o sindicalista lembrando que o pagamento do pedágio pode configurar cobrança dupla, já que o recolhimento do IPVA (Imposto de Propriedade de Veículos Automotores) é direcionado à recuperação e manutenção das estradas.

Reportagem Circuito MT- 21 a 27 de fevereiro