Péssima condição de estradas gera falta de produtos

péssima condição das estradas de chão no interior preocupa prefeitos e deixa a população “ilhada” no caos. Em Nova Bandeirantes (1.026 km ao norte da Capital), 5 aeronaves precisaram ser fretadas na última semana ao custo de R$ 2,5 mil cada viagem. Em 6 cidades a lama impede que os veículos de carga cheguem para descarga, e causa desabastecimento de produtos como o combustível, remédios e comida.

Prefeita de Nova Bandeirantes, Solange 
Sol (PSD) recorre ao céu para transportar usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) ao Hospital Regional de Alta Floresta e para pedir a Deus que a chuva pare. O cenário da MT-208 e MT-417 é caótico. Os atoleiros impedem a saída e entrada da cidade.  

Solange diz que a 
patrola e o caminhão-caçamba encaminhados pelo governo estadual são paliativos, mas não resolvem o grande problema da falta de asfalto. “Hoje nem a equipe do Estado consegue normalizar. Fui na missa 4ª feira e rezei bastante para parar de chover”. 

Segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis de Mato Grosso (Sindpetroleo) as cidades de Aripuanã, Castanheira, Cotriguaçu, Juruena, Nova Bandeirantes e Colniza estão com dificuldades de receber cargas. O acesso está comprometido e no setor de combustível é registrada falta de gasolina e etanol em alguns postos.

O diretor 
executivo do Sindpetroleo, Nelson Soares, prevê que se o problema persistir o produto irá ficar mais caro. “Nós já pagamos mais caro por estar longe das refinarias. É bastante temerário, porque vai ter que utilizar outras fontes, não chega comida, remédio”. Atualmente 6 municípios mato-grossenses estão em situação de emergência: Alta Floresta (803 km ao norte de Cuiabá), Castanheira (779 km a noroeste), Cotriguaçu (950 km a noroeste), Guiratinga (328 km ao sul), Nova Brasilândia (215 km ao sul) e Nova Nazaré (269 km a leste).

Em 2012 a 
Defesa Civil precisou socorrer a população do Distrito de Guariba, devido à queda da ponte que liga Colniza à comunidade. Neste caso, a aeronave do Estado foi utilizada. 

Outro lado - Secretaria de Transporte 
e Pavimentação Urbana (Setpu) afirma que as patrulhas estão realizando serviço em todas as rodovias estaduais. Em 2012, 150 quilômetros de rodovias de chão foram pavimentadas. Entre 2013 e 2014 o governo estadual pretende asfaltar mais 2,2 mil quilômetros de estrada de chão por meio do programa MT Integrado.

Jornal A Gazeta - 16/02/2013 

  • Data: 17/07/2014
  • Autor: - Fonte: