Sindmat se reúne com a SMTU e discute trânsito de caminhões em Cuiabá

Nova reunião, com a SMTU e Secopa, será realizada, nesta quinta-feira, às 10h

Representantes do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Mato Grosso (Sindmat) se reuniram, nesta quarta-feira (30), com o secretário de Trânsito e Transportes Urbanos, Antenor Figueiredo, para solicitar esclarecimentos sobre novas interdições no trevo do Tijucal, na saída de Cuiabá para Rondonópolis.

A interdição é uma demanda das obras de mobilidade urbana e foi solicitada pela Secopa. O presidente do Sindmat, Eleus Vieira de Amorim, explicou que a interdição prejudicará ainda mais o trânsito de Cuiabá. “Já está muito difícil transitar. E nos incomoda o fato das interdições acontecerem com frentes de trabalho compostas por apenas cinco ou sete trabalhadores, o que nos leva a concluir que será um longo período de bloqueio”, considerou Eleus.

A interdição é vista como um grande problema para o setor de transportes porque faltam desvios que suportem o trânsito de veículos pesados.

Desde o dia 18, os caminhões que transitam pela Fernando Corrêa da Costa, sentido Coxipó, estão proibidos de seguir pelo desvio que passa pelo bairro Jardim Nossa Senhora Aparecida para chegar a Rodovia dos Imigrantes.

Os caminhões agora devem entrar na rua Antônio Dorileo (que passa em frente ao Hotel Fazenda Mato Grosso), entrar na Avenida Camburiú e seguir pela Rodovia Palmiro Paes de Barros, em direção a Rodovia dos Imigrantes. “Falta divulgação desta rota e somente ela não resolve todos os problemas dos motoristas”, salienta Amorim.

Na reunião com a SMTU, Amorim também citou exageros na Lei 5.463/2011, que na cláusula 12 dispõe sobre as penalidades aos transportadores que não cumprirem as determinações dessa legislação. “A multa é excessiva e prevê ainda a cassação do alvará de funcionamento das empresas. Consideramos que essa lei deve ser revista”, disse.

Nesta quinta-feira (31), às 10h, será realizada nova reunião na SMTU e após na Secopa. As duas secretarias municipal e estadual irão receber os representantes do Sindmat e empresários de concessionárias de veículos prejudicadas pela provável intervenção no trevo do Tijucal.

Consenso

Na reunião com a SMTU ficou acordado que fora da Zona de Área Central de Cuiabá, será livre o trânsito para todos os veículos com capacidade de peso acima de 16 toneladas.

Simone Alves
Ass. de Imprensa