Sindmat acompanha audiência sobre privatização da 163

O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Mato Grosso (Sindmat), através do presidente Eleus Vieira Amorim, participará de audiência pública que irá debater a concessão da BR-163, em Mato Grosso. A sessão é realizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Para Amorim, o projeto de instalação de praças de pedágios em Mato Grosso causa temor no setor de transporte rodoviário de cargas. Ele explica que os valores muitas vezes são incompatíveis com a realidade das vias. Além disso, cita que já existe um grande sistema de cobrança de impostos com valores que devem ser destinados à infraestrutura de rodovias. “Temos o Fethab, o IPVA e o ICMS, por exemplo. Não vemos motivos para a criação de inúmeras praças de pedágio. Tem que haver um equilíbrio entre os benefícios da concessão e a composição dos custos das transportadoras”, analisa o presidente do Sindmat.

“Outra coisa que nós do transporte devemos observar é a quantidade de praças de pedágios a serem criadas. Concessão é a promessa de melhoria nas rodovias, mas também é sinônimo de aumento de custos. Normalmente este custo não é justo”.

O sistema rodoviário a ser discutido abrange 821,6 km que passam por 19 municípios mato-grossenses. O trecho integra um conjunto de sete que serão concedidos, por meio de leilão conduzido pela ANTT, instituição vinculada ao Ministério dos Transportes. A concessão consiste na exploração por 25 anos da BR 163.

A audiência será realizada nesta quinta-feira (24), das 13h30 às 18h, no Mato Grosso Palace Hotel. Endereço: Rua Joaquim Murtinho, 170 – Centro

As contribuições por escrito poderão ser encaminhadas até às 18h (horário de Brasília) de sexta-feira (25), por meio de formulário de envio de contribuições, disponível no site da ANTT ( Audiência Pública nº 131/2013 ), pela via postal, por meio eletrônico (ap131_2013@antt.gov.br).