Caminhoneiros bloqueiam MT-407 e protestam contra buracos na pista

Caminhoneiros e moradores bloquearam um trecho da MT-407, mais conhecida como Rodovia dos Imigrantes, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, nesta quarta-feira (16). A interdição foi feita como forma de protesto contra as más condições de trafegabilidade da rodovia, de acordo com Liderzino da Conceição, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Empresas de Transporte Terrestre de Cuiabá e Região.

"Têm ocorrido muitos acidentes na rodovia por causa das condições da pista, além dos prejuízos para os motoristas diante do desgaste dos caminhões. Quebram as molas, arrebentam os amortecedores e estragam os pneus", declarou o presidente da entidade. Segundo ele, os manifestantes interditaram aproximadamente 30 quilômetros da rodovia, entre o Trevo do Lagarto e o túnel onde a MT-407 cruza com a BR-364.

Liderzino também reclamou dos riscos de assalto aos motoristas. "É muito perigoso porque tem muitos roubos na região, algumas cargas são saqueadas e tem matagal ao lado da rodovia", disse. Ele avisou que devem ser liberadas somente a passagem de ambulâncias e carros de polícia. "A orientação é não impedir o tráfego de carros de emergência, ambulância, bombeiros e polícia", pontuou.

A Polícia Militar informou ter encaminhado equipes para tentar controlar a situação e eventual conflito durante o protesto.

Nessa mesma rodovia, moradores do bairro Capão Grande, em Várzea Grande, construíram no mês passado uma lombada no trevo entre o bairro com a MT-407 por causa do número de acidentes. Na ocasião, eles também protestaram e fecharam a rodovia pedindo a construção de lombadas para diminuir a velocidade.

N
o dia 11 do mês passado, o governador Silval Barbosa decretou situação de emergência na rodovia e informou que pretendia firmar um convênio com o Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit) para restaurar os pontos críticos. Segundo o governo, o prazo para realização do trabalho é de 180 dias, a contar do início da obra.

Site G1/MT