Secretário Arnaldo garante ao Sindmat recuperação emergencial da ponte

A agenda conta com o apoio do primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Savi (PR), comprometido a apoiar os transportadores nas questões relacionadas ao setor

Em reunião realizada nesta quarta-feira (28), o secretário de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu), Arnaldo Alves, prometeu ao setor de transportes realizar ações emergenciais para manutenção da rodovia Imigrantes (MT-407), em Cuiabá e Várzea Grande.

A reunião integra uma agenda de encontros definidos entre o Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas (Sindmat). A agenda conta com o comprometimento do primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Savi (PR), que apoia  transportadores nas questões relacionadas ao setor.

Na ocasião, o Sindmat, representado pelo secretário-executivo Gilvando Alves de Lima, levou ao secretário Arnaldo a preocupação com a deterioração da rodovia e também da ponte Juscelino Kubitschek, sob o rio Cuiabá.

Por lá, trafegam diariamente centenas de carretas carregadas de grãos e outros produtos, além de carros de passeio. E tem aumentado o número de pedestres e ciclistas, sendo que praticamente não há acostamento para este trânsito. Diante desta situação, há caminhoneiros que ameaçam fechar a rodovia. “Se os caminhoneiros resolverem parar o trânsito na Imigrantes, podemos dizer que Mato Grosso também para, pois esta rodovia é a principal via de ligação entre as regiões Sul e Norte de Mato Grosso”, explica Lima.

Diante da gravidade da situação, o secretário Arnaldo Alves afirmou que a recuperação emergencial da cabeceira da ponte deverá ser feita neste final de semana, no período noturno, uma vez que será necessária a interdição total da via.

Opção será realizar uma nova camada de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), um tipo de revestimento asfáltico usado em locais de intenso movimento. “Segundo o secretário, há possibilidade de uma construtora utilizar procedimentos e materiais para manutenções urgentes. Esperamos que a secretaria faça isto acontecer para não vivenciarmos mais um bloqueio dos caminhoneiros”.

Segundo o caminhoneiro Edson Miranda, “é possível sentir o caminhão vibrar na ponte com o intenso fluxo de caminhões”. “Do jeito que está nos parece bastante perigoso”, comentou.

Segundo Lima, o secretário Arnaldo Alves ouviu todas as considerações e ponderou que uma licitação está em andamento para se construir uma via alternativa para que seja possível a recuperação total da rodovia.

Emergencialmente, o secretário destacou que manterá uma frente de trabalho para atuar na manutenção da pista.

Simone Alves/Marcia Raquel
Assessoria Sindmat/1ª Secretaria