Famílias que moram em área considerada indígena bloqueiam BR-158

Moradores da Comunidade Posto da Mata, localizada no município de Alto Boa Vista, a 1.064 de Cuiabá, bloquearam a BR-158 na madrugada desta terça-feira (4).  As famílias protestam contra a determinação judicial  de desocupação da área indígena Marãiwatsédé até o dia 1º de outubro. A rodovia liga Mato Grosso com o Tocantins e Pará.

O bloqueio já provoca congestionamento na rodovia. A Polícia Rodoviária Federal (PRF)  enviou uma equipe  para controlar o trânsito.

A área de 165 mil hectares está ocupada pelos não índios desde a década de 1980 , quando o governo militar retirou os Xavantes para um aldeia que fica a 600 quilômetros do local. A terra foi vendida em vários lotes e chegou a formar a maior fazenda do mundo. Em 1992 a empresa devolveu a gleba ao governo brasileiro, após descobrir que se tratava originalmente de uma reserva indígena.

A Fundação Nacional do índio (Funai) iniciou o processo de demarcação, e neste período os posseiros seguiram com a ocupação. Ao todo viveriam na área cerca de 7 mil pessoas, segundo levantamento da associação que representa os produtores.

Na tentativa de resolver o impasse, o Governo de Mato Grosso, fez uma  proposta para conceder uma área no Parque Estadual do Araguaia para os xavantes.

"Se já foi ofertada outra área para os índios não é justo que todas essas famílias sejam retiradas. Queremos um acordo para que todos fiquem bem", declarou Paulo Gonçalves, que integra o protesto.

*Agrodebate com informações do G1 MT.