Empresários do setor automotivo pedem política de estímulo ao mercado de caminhões

Além da prorrogação de uma alíquota menor do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre os carros, os empresários do setor automotivo pleiteiam uma

política do governo que estimule o mercado de caminhões. De acordo com dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o segmento está em crise e sofreu queda de 20% nas vendas nos primeiros sete meses deste ano na comparação com igual período de 2011.

O presidente da Anfavea, Cledorvino Belini, apresentou hoje (29) ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, os efeitos da redução do IPI sobre o mercado de veículos leves. Os empresários pedem a continuidade da desoneração, prevista para terminar na sexta-feira (31). Às 16h, Mantega fará um pronunciamento sobre o assunto.

De acordo com Belini, como o IPI não incide sobre caminhões – pelo fato de serem considerados bens de capital – a melhor solução para o setor seria criar opções atrativas de financiamento. “Precisa haver um estímulo maior ao financiamento, de forma que os fretistas sejam atraídos a renovar as suas frotas”, disse. Segundo Belini, o ministro Guido Mantega disse que irá estudar a situação.

Por Agência Brasil
Data: 31/08/2012