Bloqueio nas BRs 364 e 174 continua em MT

Índios de 8 etnias continuam o bloqueio nas BRs 364 e 174 em Mato Grosso. Ontem (29), eles liberaram o tráfego no período da tarde nos trechos impedidos, na Serra de São Vicente na 364 das 1h45 às 17h45 e em Comodoro (644 km a oeste de Cuiabá) na 174 até às 20h.

A decisão de liberar os trechos partir após negociação com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), já que motoristas e condutores ameaçavam conflito. Muitos estavam há mais de 24 horas parados, sem condições adequadas de higiene e alimentação.

Motoristas: Nesta quinta-feira (30), representantes dos motoristas se reúnem para decidir se também bloqueiam novamente um trecho na saída de Cuiabá em protesto contra os índios. Eles vão até o Palácio Paiaguás tentar uma audiência com o governandor Silval Barbosa.

Os índios pedem o cancelamento da portaria 303 da Advocacia-Geral da União (AGU) de 16 de julho deste ano, que permite intervenções do governo e remarcações de terras indígenas.

Bloqueio continua por tempo indeterminado, mas a Polícia Rodoviária Federal (PRF) continua nos locais interditados e no período da tarde vão tentar manter o acordo e liberar o tráfego.

Fonte: Gazeta Digital
Data: 30/08/2012