ÍNDIOS BLOQUEIAM RODOVIAS BR-364 e BR-174; não há previsão de desbloqueio

A Polícia Rodoviária Federal informa que as rodovias BR-364 e 174 estão interditadas desde às 2h00 da manhã deste dia 27/08 por tribos indígenas que reivindicam o cancelamento da portaria 303 da AGU de 16/07/2012 que permite intervenções do governo e remarcações de terras indígenas. Eles solicitam ainda a presença da imprensa nos locais.

Não há previsão de desbloqueio nas duas rodovias. A Polícia Rodoviária Federal designou equipes para ficar nos pontos bloqueados e controlar o trânsito. Os agentes federais orientam os motoristas sobre o bloqueio e prováveis desvios já na saída das cidades atingidas. Em Cuiabá, para fugir da manifestação, os condutores de veículos leves conseguem fazer o desvio por Chapada dos Guimarães.

Os índios bloquearam o km 360 da BR-364, em Cuiabá (local denominado Aricá Mirim), e o km 389 da BR-174, em Comodoro. Apenas veículos de urgência/emergência estão passando pelos bloqueios.

Representantes da FUNAI e de algumas tribos indígenas informaram à Polícia Rodoviária Federal que esta é uma mobilização nacional. Eles solicitam a presença de autoridades como, por exemplo, de membros da Advocacia Geral da União. Até o início da tarde desta segunda-feira os manifestantes não receberam nenhum retorno da AGU.

A PRF está nos locais para controlar o tráfego e orientar os usuários das rodovias.

Assessoria Sindmat com informações da PRF

Data: 27/08/2012