Rodovias têm poucas opções para descanso de caminhoneiros

 

O Conselho Nacional de Trânsito decidiu dar mais tempo para os caminhoneiros de todo o Brasil se adaptarem à nova lei que determina como deve ser o descanso no intervalo das viagens.

O Conselho Nacional de Trânsito decidiu dar mais tempo para os caminhoneiros de todo o Brasil se adaptarem à nova lei que determina como deve ser o descanso no intervalo das viagens. Até 11 de setembro, a fiscalização vai apenas orientar os motoristas, sem multa.

 

Os repórteres José Roberto Burnier e Marcelo Benincassa mostram qual é a situação numa das principais rodovias federais do Brasil, a que liga São Paulo ao sul do país.

 

Três meses em vigor e a lei já gerou polêmica. Rodovias bloqueadas pelo Brasil afora prejudicando muita gente que nada tinha a ver com o assunto. A regulamentação estabelece uma pausa de 30 minutos a cada quatro horas de viagem e 11 horas de descanso por dia.

 

Caminhoneiros que ganham por entrega não concordam.

 

Aumenta óleo diesel, aumenta pedágio e diminui carga horária. Você vai rodar menos, você vai faturar menos. Mas você tem suas contas pra pagar, prestação do caminhão, seguro, pneu, manutenção”, avalia o caminhoneiro Alexandre Demarchi.

 

“Eu ganho por viagem, comissão. Se eu andar, eu ganho; se eu não andar, eu não ganho”, afirma o caminhoneiro Denilson Oliveira,

 

De passagem pelo Brasil, caminhoneiros chilenos nos contaram que lá a lei está em vigor há dois anos.

 

“A lei é boa. Trabalhamos cinco horas, paramos duas e trabalhamos mais cinco. Aí descansamos por oito horas”, conta um deles. “Nós nos adaptamos. Com a lei ficou melhor porque a gente pode descansar”.

 

Um posto de gasolina na beira da Régis Bittencourt, rodovia federal que liga São Paulo a Curitiba, tem um pátio de 30 mil metros quadrados que comporta até 200 caminhões. Também tem restaurante, banheiro com chuveiro e até um pequeno hotel.

 

E uma das reclamações dos caminhoneiros é que nas estradas pelo Brasil afora há poucos locais como esse, com uma infraestrutura suficiente e segura para que o caminhoneiro possa descansar.

 

Mesmo quando há postos, é preciso achar vaga e ainda virar cliente.

 

“Se ele quiser pagar para dormir aqui no pátio ele não pode. Nós não recebemos, não cobramos por dormida, ele tem que consumir no posto”, explica o Daniel de Almeida, gerente do posto.

 

“Do Piauí até aqui não tem onde parar, não tem. Pode ir até o Rio Grande do Sul, não tem onde parar”, diz o caminhoneiro Gilmar Strenske.

 

A equipe de reportagem pegou carona com um caminhoneiro em um trecho do percurso para conferir as condições para os caminhoneiros pararem. Veja no vídeo.


http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2012/08/rodovias-tem-poucas-opcoes-para-descanso-de-caminhoneiros.html

 

Na próxima quarta-feira, um grupo criado pelo Ministério do Trabalho vai se reunir com representantes dos caminhoneiros para analisar todos os pontos da lei que regulamenta a jornada de trabalho. O grupo tem 30 dias para apresentar uma nova proposta.

 

  • Data: 17/07/2014
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