APÓS PARALISAÇÃO EM SP, CAMINHONEIROS QUEREM FAZER ATO NACIONAL

Sindicatos e associações que representam os transportadores autônomos no país planejam fazer um protesto nacional, como o que ocorreu em São Paulo esta semana e que provocou desabastecimento de combustíveis em vários postos da cidade.

Veja desvio de caminhões por ruas residenciais
11 donos de postos serão indiciados por aumento abusivo
SP terá esquema de abastecimento no fim de semana
Com restrição, caminhões desviam por ruas pequenas
Caminhoneiro já sai sem escolta, mas ainda falta gasolina
Prefeitura nega liberar marginal para caminhoneiros
Escolta da PM garante menos de 10% dos caminhões

Por meio de nota, o presidente do Sindicam-SP (Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens do Estado de São Paulo), Norival Almeida Silva, informou que 23 entidades de caminhoneiros estão preparando o protesto contra, segundo ele, "as restrições exageradas e outros desmandos que afetam o transportador autônomo nas grandes cidades".

Para Silva, a estratégia dos caminhoneiros de São Paulo deu certo. "Nossa estratégia foi parar, principalmente, o segmento de transporte de combustível durante três dias. Assim, o desabastecimento do produto viria de imediato, chamando a atenção do município de São Paulo, além de alertar as autoridades das demais cidades que estão adotando a restrição desmedida a caminhões, como a região do ABCD [Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano e Diadema, na região metropolitana de São Paulo] e Osasco".

A paralisação dos caminhoneiros paulistas começou na segunda-feira (5), como protesto à proibição imposta pela prefeitura ao tráfego de veículos pesados na marginal Tietê e em outras vias importantes da cidade nos horários de pico.

Na noite de terça-feira (6), a Justiça de São Paulo concedeu liminar determinando a retomada da entrega de gasolina, etanol e óleo diesel aos postos, com multa diária de R$ 1 milhão aos sindicatos, caso a ordem não fosse cumprida. Ontem (7), o transporte de combustíveis foi retomado.