SEGUNDA REUNIÃO DE FLEXIBILIZAÇÃO DE HORÁRIOS PARA OBRAS DA COPA

Segunda-feira (01-08) ocorreu no CDL Cuiabá  a segunda reunião sobre flexibilidade nos horários de trabalho, reunindo técnicos da prefeitura e representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL de Cuiabá. O  escalonamento passou a ser uma preocupação a partir da constatação de que as obras da Copa sobrecarregarão as principais vias de Cuiabá nos horários de pico, que ocorrem entre 7h às 8h30 da manhã, e das 17h às 19h30 no período da tarde. 


Na primeira reunião ocorrida na prefeitura Municipal ,  foram sugeridos aos  representantes dos setores envolvidos, como educação, indústria e comércio e servidores públicos. Cada setor ficou responsável por apresentar propostas que diferenciariam os horários de entrada/saída de cada segmento visando a desafogar o trânsito gerado pela concomitância de horários obedecidos por trabalhadores e estudantes.

 

A Subcomissão Indústria, Comércio e Serviços de flexibilização de horários para obras da Copa 2014,  sugeriu horários diferenciados para diversos segmentos, listando como proposta inicial, das 7h às 19h para farmácias, das 7h às 17h para lojas de materiais de construção, produtos agropecuários, autopeças e todos os demais estabelecimentos, das 9h às 19h.

De acordo com o autor da sugestão, o diretor da CDL, João Bosco Linhares, ainda não foi batido o martelo sobre a proposta, porque o esquema a ser definido depende de um calendário da Prefeitura, bem como a análise da flexibilização de horário de outros segmentos, visando compor uma escala interessante.

 

O secretário municipal de Trânsito, Edivá Alves, explicou que a Prefeitura disponibilizará, obrigatoriamente, o calendário antecipadamente às obras, mas está dependendo de algumas definições do Estado. “Teremos também um Centro de Controle Operacional – CCO, transmitindo online, para imprensa, órgãos públicos e entidades de representação classista empresarial, informações sobre trechos de obras, locais interditados e vias de acesso e desvio rápido”.

 

A lei específica para o trânsito de caminhões nas áreas centrais do município deve ser aprovada nesta quinta feira 04.08  pela Câmara Municipal, entretanto , após a regulamentação,  não está descartada  condições específicas  a serem observadas em casos extremos  que assim justifiquem medidas transitórias.  

 

João Bosco destacou o trânsito de veículos pesados. “A proposta é que nos trechos de obras não circule caminhões acima de 4 toneladas nos horários das 8h às 10h”. Ele lembrou ainda que será preciso muito apoio da Secretaria de Segurança, para garantir vigilância no expediente mantido até mais tarde e da Secretaria de Meio Ambiente, entre outras pertinentes à fiscalização do Comércio, de forma que estejam cientes do acordo feito com a Prefeitura. Uma nova reunião será realizada em até duas semanas.

 

O SINDMAT marcou presença  através do seus representantes: Jamil Ribeiro  diretor e responsável  na área de  assuntos de logística  , Otávio Fedrizzi  representando o diretor  Dejalmo Fedrizzi  e Gilvando Alves de Lima  Diretor  Executivo do SINDMAT a entidade foi mais uma vez convidada a integrar  a Comissão que tem tratado este tema com a maior celeridade possível . 

  • Data: 17/07/2014
  • Autor: - Fonte: