SINDMAT E SEFAZ EM PARCERIA PROGRAMA BEM-ESTAR CIDADÃO

Motoristas de transportadoras de cargas que transitarem pela unidade de fiscalização Flávio Gomes, na BR-364, na saída de Cuiabá para Rondonópolis, contarão com uma estrutura diferenciada de atendimento da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz).

É que o órgão, por meio da Gerência de Controle de Transportadoras (GECT), unidade vinculada à Superintendência de Fiscalização (Sufis), em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Estado (Sindmat), disponibilizará uma estrutura confortável para atender os condutores durante o serviço de fiscalização de mercadorias.

Trata-se do “Programa Bem-Estar Cidadão”, que deve ser implantado até fevereiro de 2010, para os motoristas de veículos de transportadoras credenciadas no Sistema de Controle de Notas Fiscais (EDI Fiscal).

Em uma sala, com TV e ambiente climatizado, os condutores poderão acompanhar o andamento da fiscalização em um painel eletrônico que mostrará o status do processo de verificação da carga de sua responsabilidade (carga em conferência, carga em desembaraço, carga liberada e trânsito livre).

Ainda há previsão de que no local sejam oferecidos serviços de saúde, como aferição de pressão e exame de sangue, cujo resultado sairá na hora, e entrega de kit básico de primeiros-socorros. Também serão disponibilizados sanitários, higienizados a cada três horas, e ducha privativa aos motoristas.

O secretário de Estado de Fazenda, Eder Moraes, afirma que as adequações para a implantação do programa começaram a ser feitas na reforma e ampliação da unidade de fiscalização. As obras, no local, estão em fase de conclusão. “A ideia é oferecer bem-estar ao motorista no processo de fiscalização”, destaca.

Cerca de 22 mil caminhões de transportadoras circulam anualmente pela unidade de fiscalização Flávio Gomes. No local, são vistoriados aproximadamente 100 mil volumes de mercadorias por ano.

INVESTIMENTO

Desde 2008, a Sefaz já investiu R$ 3,4 milhões em obras. São construções, reformas e adequações na sede do órgão, agências fazendárias e postos fiscais de todas as regiões do Estado, com o objetivo de aperfeiçoar a qualidade do serviço prestado ao contribuinte e o ambiente de trabalho oferecido aos servidores do Fisco estadual.