SECRETÁRIO DE FAZENDA ATENDE PEDIDO DO SEGMENTO

O SINDMAT Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Estado de  Mato Grosso , enviou através de Ofício ao Secretário de Fazenda Eder Moraes o pedido de Prorrogação Coletiva dos Prazos para as empresas de Transportes  o pedido foi fundamentado  com  as prerrogativas da portaria 164/2008 .

A prorrogação do prazo foi uma decisão do secretário de Fazenda, Eder Moraes, após visitar in loco as transportadoras e verificar a realidade e os problemas das empresas.

“Em função do trabalho sério desenvolvido pelos empresários de Mato Grosso, notadamente neste setor, e ao grande número de solicitações de adiamento da obrigatoriedade do CT-e que chegaram até nós, ficamos sensibilizados e resolvemos atender o segmento de transportadoras que muito têm contribuído com o desenvolvimento de nosso Estado”, afirmou Moraes.

O SINDMAT  ressaltou que  não faltará  empenho da entidade no sentido de  possibilitar  o comprometimento das  empresas  que já estão com um avançado nível tecnológico de maneira  a abreviar o tempo de validação do CT-e  entretanto  caberá  a SEFAZ  analisar no primeiro pedido de prorrogação caso a caso  para que seja possível  avaliar  a real necessidade de uma nova prorrogação , entretanto  fechou-se o consenso de que  o que as partes buscam em comum  é a garantia  e segurança dos processos de informação  de maneira a não comprometer a eficácia deste novo  sistema cuja expectativa  empresarial seja mais uma ferramenta que permita facilitar as operações do setor.

VANTAGENS

Com a possibilidade de preencher os documentos eletronicamente, as transportadoras deverão ganhar tempo na liberação de suas cargas na fiscalização de trânsito, reduzir o volume de papel armazenado e os custos da emissão e prestação de informações ao Fisco. Além disso, a sistemática permitirá à Sefaz um maior controle e acompanhamento da prestação do serviço de transporte de cargas, uma vez que possibilita um melhor intercâmbio e compartilhamento de informações entre os Fiscos.