FISCALIZAÇÃO VERIFICA LOGÍSTICA DE CONFERÊNCIA DE MERCADORIAS EM TRANSPORTADORAS

Por orientação do secretário de Fazenda de Mato Grosso, Eder Moraes, a superintendente de Fiscalização da Sefaz, Sidinéia Batista de Souza, visitou, ontem (30.06), alguns terminais de cargas de transportadoras localizados no Distrito Industrial de Cuiabá, para verificar a estrutura e a logística de conferência de documentos fiscais e de mercadorias utilizadas pelo órgão nos locais, mediante Sistema de Controle de Notas Fiscais (EDI Fiscal). A ideia foi detectar oportunidades de aprimoramento da sistemática.

Com o objetivo de controlar as entradas, no território mato-grossense, de mercadorias oriundas de outras unidades da federação, o EDI Fiscal é um sistema de transmissão eletrônica de dados feita antes da saída da carga.

As informações das notas transmitidas são armazenadas no banco de notas da Sefaz. O procedimento fiscalizatório das empresas credenciadas no sistema é efetuado em central de transportadoras ou terminal de cargas das empresas.

Também participaram da visita o gerente de Controle de Transportadoras (GECT) da Sefaz, Mario César Martins de Arruda, o agente de Tributos Estaduais Wilson Alves, da GECT, e o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Estado (Sindmat), Antônio Carlos Deijani.