ESTADO E TRANSPORTADORAS DISCUTEM APERFEIÇOAMENTO DO EDI FISCAL.

Representantes da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz) e do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Estado (Sindmat) reuniram-se na segunda-feira (11.05) para tratar de procedimentos operacionais inerentes ao Sistema Eletrônico de Controle de Notas Fiscais (EDI Fiscal), com vistas ao aperfeiçoamento da sistemática.

O EDI Fiscal é um método de transmissão eletrônica de dados feita antes da saída da mercadoria de outras unidades da federação para Mato Grosso, por empresas transportadoras de carga fracionada.

As informações das notas transmitidas são armazenadas no banco de dados da Sefaz. A verificação dos documentos fiscais e a conferência das mercadorias são feitas em central de transportadoras ou terminal de carga das empresas no Estado. A adesão ao sistema é feita por meio de convênio com a Secretaria de Fazenda.

Outras reuniões sobre o assunto voltarão a ser realizadas com representantes do segmento de transporte de cargas. Da Sefaz, participaram da discussão a assessora Executiva da Receita Pública, Maria Célia Oliveira Pereira; o assessor de Política de Tributação, Jorge Luiz da Silva; a superintendente de Fiscalização, Sidinéia Batista de Souza; o gerente de Controle de Transportadoras, Mario César Martins de Arruda; o corregedor Fazendário, Evandro Jorge Pinto de Souza; a assessora de Inspeção e Controle Interno, Eliane Aparecida de Toledo e o fiscal de Tributos Estaduais Alexandre Monea, membro da assessoria Executiva da Receita Pública.