Parceria entre sindicatos e Ipem melhora medição volumétrica de caminhões-tanques

Um dos trabalhos que o Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), realiza é a verificação do volume dos tanques de caminhões que transportam combustíveis líquidos comercializados para então emitir o Certificado de Verificação Volumétrica. Uma parceria entre o órgão, Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas (Sindmat) e o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, ampliou essa capacidade de atendimento.

Na unidade do Ipem localizada no Distrito Industrial de Cuiabá, aumentou-se a altura das medidas de volume, o que resultou em melhora na vazão dos combustíveis para atendimento aos veículos maiores. O acesso aos tanques também foi melhorado com ampliação da escada. Antes três caminhões passavam pela verificação, agora até quatro veículos podem ser inspecionados por dia.

Os técnicos do Ipem conferem a capacidade do tanque enchendo com água cada um dos compartimentos. O volume de água colocado no tanque é medido com precisão por meio do medidor volumétrico calibrado. Uma vez determinado o volume de cada compartimento, uma referência é afixada, marcando até onde o tanque precisa ser cheio para conter o volume correto. Isso garante maior segurança quanto ao volume adquirido. A verificação é realizada a cada dois anos compulsoriamente.

Essas melhorias custaram aproximadamente R$ 9.000,00 e foram realizadas com recursos dos dois sindicatos para que a obra fosse agilizada.

• Data: 09/11/2016